Boa noite!           Quinta 12/12/2019   19:58
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Variados > Galpão do Produtor Rural na XXVIII Expo Petrópolis vai contar com 16 Estandes
Galpão do Produtor Rural na XXVIII Expo Petrópolis vai contar com 16 Estandes
Venda direta, palestras e degustação de produtos agrícolas

25/04/2017 - 17:54 - O Galpão do Produtor Rural que vai funcionar no Parque Municipal, em Itaipava, durante a XXVIII Expo Petrópolis contará com 16 estandes e a participação de 20 produtores da APOP - Associação dos Produtores Orgânicos de Petrópolis, do Bonfim, Brejal, Caititu, Caxambu, Itaipava, Jacob, Secretário, Taquaril e Santa Catarina (Vale das Videiras).
O local contará ainda com um palco, a sala do Produtor Legal e um espaço para palestras. Os visitantes poderão conferir amostras de orgânicos, mudas, plantas, doces, geleias e todos os produtos que são produzidos na cidade.
“Petrópolis já foi o quinto produtor rural do estado e queremos que volte a ter destaque. Além da produção rural tradicional ainda temos muitos produtos artesanais que com a chancela “Petrópolis” são ainda mais valorizados”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.
Nesse ano, o galpão contará com algumas novidades. Uma delas é o Dia do Agricultor Rural, que será celebrado em 4 de maio. Neste dia, uma programação diversificada está sendo montada pelo departamento de Agricultura, da secretaria de Desenvolvimento Econômico: palestras sobre agricultura sustentável, enriquecimento do solo e reciclagem estão garantidas. Além disso, ocorrerá degustação de pratos feitos com os produtos dos agricultores.

Palestras

Na quinta-feira (04.05) o Galpão sediará, às 15h, uma palestra com Átila Calvente. O tema do encontro será a importância da criação de hortas escolares e educação ambiental. “Hortas escolares e educação podem aumentar a demanda e o consumo por verduras, tubérculos e legumes estimulando o produtor rural, a produção verde e contribuindo para a nutrição humana e a redução da obesidade”, afirma Átila.
Átila é professor universitário e pesquisador, além de ex-produtor rural nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Tocantins.
Na sexta-feira (05.05), às 15h, a palestra “Agricultura Sustentável no Estado do Rio de Janeiro” será ministrada por Rogério Caldas. Engenheiro florestal, Rogério é responsável técnico da PROSOLO, única indústria de substratos do Estado do Rio de Janeiro. Possui especialização em nutrição de plantas. Trabalha há 35 anos na produção de plantas e manejo sustentável de propriedades rurais.
 
Degustação e Sala do Produtor Rural

“Um chef vai preparar a refeição que será distribuída para os produtores e visitantes como forma de degustação. Vale destacar que ainda temos horários vagos para palestras que envolvam a temática da agricultura sustentável e para os chefs que queiram participar na produção de outros pratos. Os interessados devem entrar em contato com o departamento de agricultura”, disse Celso Albuquerque, diretor do departamento de Agricultura.
A Sala do Produtor Rural também será montada no galpão. Durante todo o dia um funcionário do departamento de Agricultura ou da Emater vai ficar à disposição dos produtores para tirar dúvidas sobre aposentadoria rural, créditos bancários como o Pronaf, além de dar dicas sobre cursos do Sebrae.
Os produtores e chefs que quiserem participar da programação do Galpão do Produtor Rural devem entram em contato com o departamento de Agricultura através dos telefones (24) 2246-9081 e 2246-9083. O galpão do Produtor Rural vai funcionar durante a exposição das 10h às 20h.

Programação dos filmes em cartaz