Boa tarde!           Quinta 12/12/2019   12:05
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Livros > Evento faz parte da programação da Semana do Livro Vivo
Evento faz parte da programação da Semana do Livro Vivo
25/04/2017 - 14:26 - "O homem, a onça e o jabuti", “A sopa supimpa” e "A Primeira semana na escola de vacas". Esses foram alguns livros que a professora Alaíde Guedes levou para a sessão de contação de histórias que ocorreu na manhã dessa terça-feira (25.04) na Casa da Educação Visconde de Mauá. O evento faz parte da programação da Semana do Livro Vivo que vai ocorrer até o dia 27.

A atividade contou com a participação de 37 alunos do 1º e 2º ano da Escola Municipal São José do Caetitu. “Essas atividades lúdicas ajudam as crianças a desenvolver o interesse pela leitura e nosso dever é o de proporcionar, sempre, encontros educativos para os alunos da rede municipal”, disse o secretário de Educação, Anderson Juliano.

Alaíde Guedes é professora e trabalha em sala de leituras há dez anos. “Sempre gostei de ler e na infância, meu pai contava muitas histórias para a família. Ler virou um hábito e após participar de ações na brinquedoteca do Museu Imperial, descobri essa paixão pela contação para as crianças”, disse Alaíde.

A professora destaca ainda que esses encontros lúdicos devem ocorrer com mais frequência. “Os alunos devem ter cada vez mais contato com os livros, precisam ser estimulados. As crianças adoram esse momento e ter a oportunidade de praticar uma atividade como essa em uma casa histórica, com entrada livre é maravilhoso. Participando desses encontros, as crianças crescem aprendendo a ler e contação de histórias se torna um hábito”, explicou.

A diretora da escola, Edmeia Valle de Melo destaca que paras as crianças, o fato de sair do ambiente escolar e participar de uma atividade cultural foi motivo de comemoração. “Eles ficaram muito animados. Esse tipo de atividade tem tudo a ver com a educação. Os alunos já chegaram na Casa da Educação fazendo um monte de perguntas sobre o Visconde de Mauá e agora vamos pesquisar juntos e fazer outras atividades a partir dessa visita”.

“Ficamos muito felizes quando recebemos profissionais do livro e um público escolar sedento por ouvir histórias. Estamos contando com duas grandes contadoras de história, Alaide Guedes e Mary de Paulla. Tenho certeza que até quinta feira muitas emoções vão povoar os espaços da Casa da Educação”, disse a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul.

A programação da Semana do Livro Vivo segue até o dia 27. Na quarta-feira (26.04) às 9h tem o encontro “Poetas Petropolitanos, uma saudade”, de Paulo Cesar dos Santos, com palestra e distribuição de livros para professores de português e literatura, um por unidade escolar do segundo segmento do ensino fundamental. Às 14h tem oficina de Experimentação do Poema e construção de Fanzine com Matheus Mineiro, poeta residente em Viçosa. O evento será voltado para adolescentes de 12 a 18 anos. Para fechar o dia, às 19h vai ocorrer um bate papo e apresentação de obras da autora Roseni Kurányi. Essa atividade será voltada para alunos do Ensino Regular Noturno e Ensino de Jovens e Adultos.
Programação dos filmes em cartaz