Boa tarde!           Quarta 16/08/2017   16:22
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Bernardo Rossi entrega à UERJ as chaves da nova Sede da Universidade
Bernardo Rossi entrega à UERJ as chaves da nova Sede da Universidade
Novo campus vai funcionar na Avenida Ipiranga

18/04/2017 - 17:28 - Acompanhado pelo prefeito Bernardo Rossi, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, Pedro Fernandes, vistoriou na tarde desta terça-feira (18.04) o imóvel alugado pelo município para receber alunos do curso de arquitetura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em Petrópolis.

“A iniciativa do prefeito Bernardo Rossi, em ceder este espaço, e sua boa articulação com a Universidade estão garantindo a permanência da Uerj em Petrópolis. Agradeço muito ao Bernardo pelo empenho para que pudéssemos manter o curso de arquitetura aqui na cidade. Esta é uma parceria que renderá bons frutos para a cidade ”, disse o secretário Pedro Fernandes, titular da pasta a qual a universidade é subordinada.

Na ocasião o prefeito fez a entrega das chaves do imóvel ao coordenador do campus Petrópolis, Fred van Camp. “Garantimos as condições para a formação dos alunos, que orientados pelos professores e, futuramente profissionalizados, irão contribuir muito com a cidade”, disse Bernardo Rossi, lembrando que o município está alinhando à criação de um escritório modelo em Petrópolis.

“A chancela da UERJ é muito importante e vai somar aos nossos projetos.  A ideia é utilizarmos a expertise da Universidade, não só para auxiliar a recuperação dos casarões, preservando o patrimônio arquitetônico, que é uma característica importante para a cidade, mas também fazendo com que esse apoio técnico seja disponibilizado a população mais carente”, considera o prefeito.

A decisão do prefeito pôs fim à insegurança dos estudantes, que aguardavam desde o ano passado por uma solução quanto ao campus da universidade na Avenida Barão do Rio Branco, que em 2016 foi embargado pela Justiça.

“O espaço deste imóvel é muito bom. É um casarão amplo que atende às necessidades do curso e dos alunos. Nosso material já chegou, as salas já estão sendo arrumadas e nossa expectativa é de que até o fim desta semana tudo estará organizado para retomarmos as aulas”, assegura o coordenador Fred van Camp.

O novo campus da UERJ em Petrópolis fica na Avenida Ipiranga 544 , em um casarão que durante anos abrigou a Secretaria de Assistência Social. O prefeito destaca que, antes da definição pelo aluguel, outras alternativas foram analisadas, entre as quais o Ciep Santos Dumont, que foi considerado grande demais.

“Tentamos viabilizar também a utilização de outros imóveis do município, como a Casa Barão de Mauá, mas juridicamente não foi possível”, explicou o prefeito, lembrando a importância das parcerias com as instituições.

“Adotamos uma política de economia, cortando aluguéis, mas garantimos o aluguel porque não podemos abrir mão de uma universidade como a UERJ. Com a UFF, por exemplo, temos parceria também e assumimos despesas de água, luz. São parcerias que irão garantir benefícios para a cidade no futuro”, afirma o prefeito.

A visita ao novo campus da UERJ foi acompanhada vice–prefeito Baninho; pelo presidente da Companhia Petropolitana de Transito e Transportes, Maurinho Branco; pelo secretário-chefe de Gabinete Renan Campos; pelo deputado estadual Marco Figueiredo e pelo vereador Luizinho Sorriso
Spa Serra Morena