Boa tarde!           Quarta 13/12/2017   13:05
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Teste noturno das sirenes acontece na próxima quinta-feira dia 20/04
Teste noturno das sirenes acontece na próxima quinta-feira dia 20/04
Esse será o segundo teste noturno realizado pela Defesa Civil
 
18/04/2017 - 17:10 - A Secretaria de Defesa Civil e Ações Solidárias vai realizar mais um simulado noturno com as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme na próxima quinta-feira (20.04) com a participação dos moradores em área de risco. A iniciativa terá o apoio da população, que assim como no treinamento diurno, será responsável por indicar os locais onde o equipamento não está em funcionamento. A Defesa Civil vai definir dois responsáveis voluntários para participar da ação.

Este será o segundo teste noturno na cidade. No primeiro, que aconteceu no último dia 10, todos os 18 conjuntos de sirenes funcionaram perfeitamente. Para o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz, o simulado é fundamental para aperfeiçoar o atendimento das equipes à noite.

“O treinamento à noite é fundamental. A chuva não escolhe hora para cair. Muitas vezes as ocorrências acontecem à noite e as equipes precisam estar treinadas. Na última segunda-feira (17.04), por exemplo, a chuva permaneceu durante toda a madrugada e as equipes foram chamadas para atender as ocorrências. Precisamos estar sempre prontos para atuar”, disse.

As 18 sirenes do primeiro distrito de Petrópolis estão localizadas nos bairros: 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe. O sistema de Alerta e Alarme é considerada a melhor ferramenta de prevenção que o município possui, já que possibilitam que moradores de áreas de risco sejam avisados com rapidez sobre a urgente necessidade de sair de casa e procurar um local seguro.

“Fazemos os testes justamente para ver se o sistema está funcionando. Além do treinamento, é importante para manter todo o equipamento em dia”, disse o secretário Paulo Renato Vaz, que ainda salientou a importância das sirenes.

“É a melhor ferramenta de prevenção que o município possui, já que possibilitam que moradores de áreas de risco sejam avisados com rapidez sobre a urgente necessidade de buscar abrigo em local seguro”.
Spa Serra Morena