Boa noite!           Quarta 13/12/2017   04:58
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Defesa Civil vai contar com Guarnição de combate a Incêndios Florestais
Defesa Civil vai contar com Guarnição de combate a Incêndios Florestais
Agentes serão capacitados pelo Corpo de Bombeiros para atuação dentro do Plano Inverno
 
19/04/2017 - 16:16 - A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias vai contar com uma guarnição de combate a incêndios florestais para atuação dentro do “Plano Inverno”, que busca a redução e combate às queimadas que atingem a cidade no período de estiagem. Os agentes serão capacitados pelo Corpo de Bombeiros de Petrópolis. Além da Defesa Civil, o treinamento vai englobar equipes do Exército e Aeronáutica.

O titular da pasta, coronel Paulo Renato Vaz, destacou a importância da atuação em conjunto de todos os órgãos dentro do plano. Mas lembrou que o combate é realizado pelo Corpo de Bombeiros.

“Nossos agentes serão capacitados para atuarem em uma situação de extrema emergência ou então em um incêndio de proporções enormes. O combate precisa ser realizado pelo Corpo de Bombeiros, que é extremamente bem preparado para isso. O que nós, assim como o Exército e Aeronáutica, é dar um suporte”, explica.

Nos dias 27 e 28 de abril as reuniões do “Plano Inverno” continuam na Sala de Cooperação da Defesa Civil. As entidades participantes foram divididas, de acordo com suas atribuições, em grupos setoriais. Na semana que vem, os grupos “Governança” – composto pela estrutura da Prefeitura; “Repressão e Fiscalização” – que reúne as Polícias Civil e Militar, além de órgãos ambientais e o grupo de “Combate a Incêndio Florestal” – com o Corpo de Bombeiros, Exército e Aeronáutica,vão discutir as formas de atuação.

“As reuniões seguem a todo vapor. Precisamos estar bem preparados para encarar as dificuldades do inverno. A ideia é identificarmos e mapearmos os riscos e as vulnerabilidades de cada região de preservação. Com esse trabalho também verificaremos locais seguros para servirem de alojamento adequado em caso de grandes queimadas, além de recursos materiais e humanos necessários para o serviço de proteção”, explica o secretário de Defesa Civil.

Em maio, será a vez dos grupos “Apoio” – que reúne ONGS, Igreja, Associações de Moradores, Clubes, Roer e Escoteiros – “Concessionarias” – que conta com a Águas do Imperador, Enel e CEG, e por último, o “Legislativo” – composto pelos vereadores da cidade, estarem reunidos. O “Plano Inverno” será apresentado no dia 20 de julho, data em que começa o inverno.

Spa Serra Morena