Boa tarde!           Sábado 21/10/2017   13:54
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Guarda Civil amplia segurança na Praça da Águia
Guarda Civil amplia segurança na Praça da Águia
Ônibus de videomonitoramento vai passar por manutenção preventiva a partir dessa terça-feira

Veículo vai ajudar na segurança durante a Exposição Agropecuária, no Parque Municipal em Itaipava

17/04/2017 - 18:14 - A Guarda Civil vai ampliar a presença na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) a partir desta terça-feira (18.04). Um carro passará a manter uma rotina de patrulhamento no local e vai cobrir, além da praça, também a ruas Irmãos D’Ângelo e Imperatriz. A presença física da Guarda complementa a segurança, reforçada no último dia 3 pela câmera de monitoramento que entrou em operação – o equipamento foi um dos que encaminha imagens para a central de monitoramento instalada na Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública.

“Importante que estamos recuperando os equipamentos de segurança, as câmeras, os carros de ronda, tudo o que possa ser usado para nossa cidade, nossa população e nossos turistas. Todas as operações da Guarda Civil estão sendo bem sucedidas”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

O ônibus de videomonitoramento, presente na praça desde janeiro, será deslocado para auxiliar a corporação em outros locais da cidade. O veículo passará por manutenção a partir dessa terça e será utilizado durante a Exposição Agropecuária, no Parque Municipal, em Itaipava, entre os dias 30 de abril e 7 de maio.

O veículo será mandado para uma oficina mecânica onde a parte elétrica será revisada e passará por limpeza. Isso acontecerá dentro do planejamento traçado pela Guarda quando colocou o equipamento em operação.

“O ônibus está saindo, mas a segurança está garantida. Estamos fazendo isso dentro de um planejamento traçado pela Guarda. Colocamos a câmera que cobre o local em funcionamento e vamos levar uma viatura com esse objetivo. Nossa intenção era retomar a ordem na Praça da Águia para, depois, levar o ônibus para outros espaços, o que estamos fazendo agora”, afirmou o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

Depois de três anos e meio sem uso, o ônibus doado pelo governo federal dentro do programa “Crack, é possível vencer”, foi colocado em operação nos primeiros dias do governo Bernardo Rossi. A falta de um software, no valor de R$ 1,4 mil deixou parado um equipamento que custou R$ 2 milhões à União, peça que foi providenciada ainda nas primeiras semanas da atual administração.

“Nós colocamos o ônibus de videomonitoramento na Praça da Águia pois ali era um lugar com alto índice de delitos de menor potencial ofensivo, como pequenos tráficos, adolescentes consumindo bebidas alcoólicas, furtos,assaltos, pichações, confusões. A partir disso, zeramos as ocorrências no local”, disse o comandante da Guarda Civil, lembrando que por determinação do prefeito Bernardo Rossi, o ônibus irá atuar de forma itinerante, sendo levado a outras praças da cidade.

O ônibus é equipado com sete câmeras: duas internas, duas em cada lateral e mais uma que é içada a 11 metros de altura. O equipamento consegue captar imagens dentro de um raio de até 300 metros de distância.
Spa Serra Morena