Boa tarde!           Quarta 16/08/2017   16:23
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Variados > O Mês de Abril está Recheado de Atividades Divertidas para a Criançada
O Mês de Abril está Recheado de Atividades Divertidas para a Criançada
Abril de 2017 - Em abril, a Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram) preparou diversas atividades para a criançada aproveitar e aprender muito. A programação começa dia 4 e se estende até o dia 27, com leituras divertidas, oficinas criativas e muita brincadeira. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.

A programação inicia nos dias 4 e 5, das 14h às 15h, comemorando o Dia Internacional do Livro Infantil, com a contação de história do livro “O Soldadinho de Chumbo”, de Hans Christian Andersen. Logo depois, haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

O livro trata de uma história de amor entre um soldadinho de chumbo que tinha só uma perna, e uma bailarina. Mas o destino os separa quando o dono do soldadinho o coloca na janela do quarto e ele acaba caindo devido a um vento forte. Será que ele conseguirá chegar até sua amada novamente?

No dia 6 a comemoração continua, das 14h às 15h, com a leitura do livro “Cinderela”, adaptado por Cristina Marques. Posteriormente, haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

O livro conta a história de Cinderela, uma jovem que após a morte do seu pai é obrigada a trabalhar como empregada na sua própria casa para a madrasta e suas filhas. Cinderela e suas irmãs recebem um convite para o grande baile do reino, mas seus planos vão por água abaixo quando a madrasta má rasga seu vestido. Só uma fada madrinha para ajudar Cinderela.

Já nos dias 11 e 12, das 14h às 15h, a contação será do livro “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, de Mem Fox, seguida da exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

O título do livro é o nome do personagem, um menino que morava ao lado de um asilo de idosos. Dona Antônia era quem ele mais gostava, mas um dia soube que ela perdera a memória. Depois disso, Guilheme monta uma cesta com diferentes e maravilhosos presentes que tinha certeza que ela iria gostar. Quando Dona Antônia recebe os presentes ela começa a lembrar de belas histórias que viveu.

Dia 13, será a vez do livro “Quem tem medo de dragão?”, de Fanny Joly. A contação será das 14h às 15h, seguida da exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole. Um menino curioso vai ao cais do porto em busca de tesouros e acaba entrando numa aventura e tanta. Ele se depara com dragões com garras afiadas e voos! Mas será que aquilo tudo foi verdade ou fruto da sua imaginação?

Já no dia 18, das 14 às 15h, o livro abordado será “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato. Em seguida, haverá oficina criativa a partir do contexto da história.
“Reinações de Narizinho” é um clássico da literatura infantil brasileira, que continua bem atual.

O livro conta a história das primeiras aventuras que acontecem no Sítio do Pica-Pau Amarelo e ainda apresenta cada um dos personagens. Tudo começa com a visita da neta de Dona Benta ao Sítio do Pica-Pau Amarelo para aproveitar suas férias. Depois de viverem grandes aventuras, as reinações de Narizinho ficam ainda melhores! As crianças se divertem fazendo o Visconde com um sabugo de milho e planejando o casamento de Emília com o leitão Rabicó. 

Dia 19, das 14h às 15h, será a vez da obra “O menino e o Jacaré”, de Maté, seguida de oficina criativa. O livro escolhido conta a história de Nuati, um jovem índio que sempre zombava de um jacaré-açu e que acabou se metendo em apuros. Trata-se de uma adaptação de um mito tradicional dos Kayapó, índios que pintam e enfeitam o corpo. Ao decorrer do livro, Maté vai desvendando aos olhos do leitor a riqueza da cultura kayapó. O “Menino e o Jacaré” é uma história que, de geração em geração, avós e bisavós Kayapó contam para seus netos e bisnetos. 

Dia 20 será a comemoração do Dia do Descobrimento do Brasil, das 14 às 15h, com a escolha do livro “Terra á vista: o encanto do descobrimento do Brasil”, de Beatriz Ribeiro e Ruyter Ribeiro. Posteriormente haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

É sempre bom ressaltar nossos valores culturais e nossas raízes, os quais nos tornam um país. Levar a história do Brasil para o universo das crianças não é difícil porque temos uma História com um encanto especial, que as crianças irão se apaixonar.

Nos dias 25 e 26, das 14h às 15:55h, haverá a exibição do filme “Moana: Um mar de aventuras”. Moana é uma corajosa jovem querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar sua família. Ela resolve entrar numa aventura e procurar seus ancestrais, que moram numa ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada de seu amigo semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo. Será que ela irá conseguir encontrar seus ancestrais?

A programação encerra no dia 27, das 14h às 15h, com a contação do livro “Branca de Neve e as sete versões”, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, acompanhada de oficina criativa.

Nesta releitura os autores decidem modificar o rumo da história. Como seria se a Branca de Neve se casasse com o caçador? Ou se espelho mágico mentisse para a Madrasta? O leitor irá se deparar com os sete diferentes desfechos para a heroína de pele alva. Vale a pena conferir! Todos os eventos da programação devem ser agendados previamente através do nº 24-22330345 (Setor de Educação), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.

A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole, bem como outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo, podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.
Spa Serra Morena