Boa noite!           Segunda 16/09/2019   19:53
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Abertura de circuito de palestras enche o Palácio de Cristal cerca de 300 pessoas prestigiaram o Evento
Abertura de circuito de palestras enche o Palácio de Cristal cerca de 300 pessoas prestigiaram o Evento
31/03/2017 - 16:47 - Qual o verdadeiro desafio da vida? Essa foi a grande questão debatida pelo teólogo, escritor e professor Leonardo Boff na noite da última quinta-feira (30), no Palácio de Cristal. A palestra, mediada pela médica anestesiologista Lilian Hennemann, deu início ao ciclo de encontros que serão realizados ao longo desse ano pela Unifop – Cooperativa de Saúde Mental e Reabilitação, para debater o tema: importância da vida e envelhecimento.
 
Em sua fala, o professor destacou que o verdadeiro desafio não é envelhecer garantindo a vitalidade do corpo, mas sim o cuidado com o interior. "Corpo e mente andam juntas e temos que saber pesar a importância dos dois. O envelhecimento do corpo é irrefreável, o que devemos levar em consideração é como crescemos por dentro, essa deve ser a grande preocupação do ser humano", disse.

O público de cerca de 300 pessoas, com perfis variados, foi estimulado a refletir sobre a verdadeira essência do ser humano e a compreensão da vida a partir de um olhar interior. A palestra levantou questionamentos sobre a forma como os profissionais da saúde atuam no cuidado com o paciente e os valores presentes no dia a dia desses trabalhadores.

Boff também falou sobre a importância do cuidado com o idoso, não deixando que ele se sinta à margem da sociedade. “É importante que os idosos sejam escutados, eles têm sabedoria e experiências que não estão nenhum livro ou no Google, e essa sabedoria vem, em parte, da forma como assumimos a velhice”, comentou Boff.

O objetivo da cooperativa, é dar continuidade a um projeto antigo, que pretende fomentar a busca por outros olhares da saúde, discutindo temas relevantes, que abordam a forma como os profissionais da saúde e a comunidade atuam no cuidado com o próximo. No ano passado, já foram realizados diversos encontros para discutir o tema.

Além do debate inaugural, que foi promovido em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo e o Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), estão previstas oito palestras sobre envelhecimento em 2017. A intenção é promover conferências científicas para os profissionais da saúde, e posteriormente, mesas redondas para apresentar o resultado das discussões realizadas nas conferências em questão.
Programação dos filmes em cartaz