Boa noite!           Quinta 02/12/2021   03:15
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > No Mês em que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down Fisioterapeuta dá Dicas de Atividades
No Mês em que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down Fisioterapeuta dá Dicas de Atividades
A prática do Pilates pode melhorar o Equilíbrio, Postura e Concentração

29/03/2017 - 08:16 - A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estarem sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

De acordo com artigo publicado no site Movimento Down, http://www.movimentodown.org.br, é importante esclarecer que o comportamento dos pais não causa a síndrome de Down. Não há nada que eles poderiam ter feito de diferente para evitá-la. Não é culpa de ninguém. Além disso, a síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança.

As pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças. O site ainda fala diretamente aos pais e mães e pontua que o mais importante é descobrir que o filho pode alcançar um bom desenvolvimento de suas capacidades pessoais e assim ele vai avançar com crescentes níveis de realização e autonomia. Um indivíduo com Síndrome de

Down é capaz de sentir, amar, aprender, se divertir e trabalhar. Esse indivíduo pode ler e escrever, deve ir à escola como qualquer outra criança e levar uma vida autônoma. Em resumo, ele poderá ocupar um lugar próprio e digno na sociedade.

Fisioterapeuta Funcional, a Diretora Técnica do Spa Life Fisioterapia e Estética, Dr.ª Rosilene Costa, atua periodicamente com pacientes portadores da Síndrome e pontua que parte dos pacientes poder ser acometidos de hipotonia, que é a diminuição do tônus muscular e da força, o que causa certa moleza corpórea e flacidez, e, por isso, a prática periódica de atividades como o Pilates são muito indicadas.

“O Pilates para os pacientes de Down tem o papel importante para estimular ajustes e correção da postura, aumentar o grau de independência motora, ampliar o equilíbrio para atividades cotidianas, além do fato de reduzir o risco de lesões. Os exercícios devem ser desenvolvidos para estimular à musculatura e o comprometimento cardíaco e respiratório. As atividades contribuem na coordenação motora e sensibilidade tátil, bem como no importante processo de concentração”, pontua Dr.ª Rosilene.

SERVIÇO:

Endereço: Rua 16 março, 39 – sobreloja 109
Bairro: Centro 
Cidade: Petrópolis/ RJ
Tel.: (24) 2242-7342 ou 98815-6146

Programação dos filmes em cartaz