Boa tarde!           Domingo 28/11/2021   17:22
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Acolhimento Regional de Saúde reúne mais de 40 Representantes da Área
Acolhimento Regional de Saúde reúne mais de 40 Representantes da Área
Evento promovido em parceria do Cosems-RJ com a SES-RJ, fortalece o diálogo com os novos gestores de saúde do Estado.

07/02/2017 - 17:11 - O prefeito, Bernardo Rossi, e o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior, foram anfitriões do Acolhimento Regional de Saúde, evento destinado aos gestores de Saúde da Região Serrana que aconteceu nesta terça-feira (07.02) no auditório da FioCruz. Realizado em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems RJ), a integração teve como objetivo iniciar o diálogo entre representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e secretários municipais da área que tomaram posse após as últimas eleições, pleito que gerou um quadro de renovação em mais de 80% das prefeituras. Ao todo 40 representantes dos 16 municípios convidados prestigiaram o evento.

Petrópolis foi a 7º cidade a receber o Acolhimento que contou ainda com a divulgação do Manual do (a) Gestor (a) Municipal do SUS, cujo objetivo é auxiliar nas tomadas de decisão e ajudar a aprimorar as ações dos gestores de saúde. A publicação foi distribuída para todo o país, coordenada pelo Cosems RJ, o Conasems, e o Laboratório de Práticas de Integralidade em Saúde e o Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAPPIS/IMS/UERJ).

O prefeito, Bernardo Rossi destacou a importância de se ter dentro da equipe de gestão da secretaria de Saúde de Petrópolis, uma das coordenadoras do projeto, a doutora em Saúde Ana Maria Auler.

“Para nós é um motivo de grande orgulho termos na nossa equipe, uma das pessoas que foi responsável por criar um manual que será usado em todo o Brasil pelos secretários, prefeitos e equipes de Saúde. Esse manual será de grande importância para todos nós durante o governo”, comentou Bernardo Rossi, que enfatizou a importância dos municípios trabalharem integrados.

“Essa é uma oportunidade de criarmos uma sinergia entre as equipes, ainda mais em um momento de crise em todo o Estado. Quanto mais integrados os municípios estiverem, melhor será a nossa gestão. Cada secretário pode contribuir para a troca de experiências e elaboração de fluxos que contribua para o crescimento e fortalecimento de toda rede.”, destacou.

Além de propor um diálogo entre os gestores, o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior sugeriu que ocorram encontros entre os secretários municipais para criação de fluxos e protocolos de atendimento.

“A rede precisa de protocolos de saúde estabelecidos que englobem os atendimentos, solicitação de exames, indicação de cirurgias e leitos de internação. Hoje vivemos um momento de judicialização da saúde, onde somos obrigados a cumprir determinações judiciais devido à falta de protocolo no processo de solicitação do procedimento. O acolhimento vem para nos integrarmos, uma vez que grande parte da equipe de Saúde do Estado foi renovada nas últimas eleições.”, explicou.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, se colocou à disposição dos secretários de cidades vizinhas para formalizar uma melhor pactuação de serviços uma vez que Petrópolis é referência em alguns procedimentos e atendimentos.

“É muito importante esta integração entre os municípios para o fortalecimento das ações, estabilização de fluxos e apontamento das necessidades da saúde da região como é o caso da pactuação entre os municípios vizinhos aos nossos.”, comentou Silmar Fortes.

O secretário de Saúde de São José do Rio Preto, Almir Gonçalves de Oliveira, destacou a importância da pactuação principalmente nos procedimentos de alta complexidade.

“Para nós esse evento foi de grande importância para conseguirmos pontuar as nossas necessidades e buscar apoio nos municípios vizinhos. Petrópolis pode contribuir muito com os atendimentos de alta complexidade e os traumas já que é referência nestes atendimentos em toda a região.”, disse.

Participaram do evento: O vice-prefeito, Baninho, o secretário de Administração e de Recursos Humanos, Marcus Von Seehausen, o presidente da Câmara dos Vereadores, Paulo Igor, o vereador Justino do Raio X, o prefeito de Cordeiro, Luciano Ramos Pinto, o secretário de Saúde de Guapimirim, Marco Antonio Appolinário , o secretário de Saúde de São José do Rio Preto, Almir Gonçalves de Oliveira, o secretário de Saúde de Santa Maria Madalena, Carlos Roberto Lamego, a secretária de Saúde de Sumidouro, Ana Maria Ramos e os gestores de saúde dos municípios: Bom Jardim, Cachoeira de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes. 
Programação dos filmes em cartaz