Boa noite!           Quinta 02/12/2021   03:21
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Evento reunirá Secretários Municipais de Saúde em Petrópolis
Evento reunirá Secretários Municipais de Saúde em Petrópolis

Acolhimento Regional de Saúde, evento promovido em parceria do Cosems-RJ com a SES-RJ, fortalece o diálogo com os novos gestores de saúde do Estado.

06/02/2017 - 15:56 - Debater assuntos pertinentes à Saúde e facilitar o trâmite de informações entre os municípios. Petrópolis recebe nesta terça-feira (07.02) o Acolhimento Regional da Saúde, evento que reúne prefeitos e secretários da Região Serrana. Realizado em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems RJ), a integração tem como objetivo iniciar o diálogo entre representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e secretários municipais de saúde que tomaram posse após as últimas eleições, pleito que gerou um quadro de renovação em mais de 80% das prefeituras. O prefeito Bernardo Rossi e o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior fazem a abertura do evento.

São esperados aproximadamente 50 representantes dentre os 16 municípios convidados no encontro que será realizado no auditório da Fiocruz (Palácio Itaboraí). O secretário de Saúde, Silmar Fortes, destacou a seriedade em receber o evento dado à importância de Petrópolis para a Região Serrana, sendo o maior município em termos de população e ainda o que dispõe de uma rede de serviço de saúde que servem de referência a outras cidades como o caso da maternidade do Hospital Alcides Carneiro (HAC).

“É muito importante esta integração entre os municípios para o fortalecimento das ações, estabilização de fluxos e apontamento das necessidades da saúde da região”, comentou Silmar Fortes.

Dando continuidade à aproximação realizada pelo secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr, com os gestores municipais no evento ‘Integra Saúde’, realizado no último dia 19, no Palácio da Guanabara, o Acolhimento Regional abordará os desafios da gestão municipal de saúde além de apontar direcionamentos, com por exemplo, o enfrentamento às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Na ocasião foi lançado o Manual do (a) Gestor (a) Municipal do SUS, cujo objetivo é auxiliar nas tomadas de decisão e ajudar a aprimorar as ações dos gestores de saúde. A publicação foi distribuída para todo o país, coordenada pelo Cosems RJ, o Conasems, e o Laboratório de Práticas de Integralidade em Saúde e o Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAPPIS/IMS/UERJ). A doutora em Saúde e membro da equipe de gestão da secretaria de Saúde, Ana Maria Auler, participou de todo o processo de construção do guia que norteia as equipes de Saúde em todo o Brasil.

“A elaboração do manual foi em um prazo recorde de 10 meses, extremamente difícil dado à complexidade do tema. Tenho certeza que ele estará na mesa de cabeceira dos 5.570 secretários de saúde brasileiros. Ter feito parte desta equipe foi um enorme privilegio para mim e agora espero que essa experiência possa ser compartilhada com a equipe da secretaria de saúde em Petrópolis”, comentou.

O Acolhimento Regional abordará os desafios da gestão municipal de saúde além de apontar direcionamentos, como por exemplo, o enfrentamento às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
 
Acolhimento Regional da Saúde” que acontece nesta terça-feira (07.02), a partir das 8h30, no auditório da Fiocruz (Palácio Itaboraí).

Segue abaixo a Programação:
 
8h30 – Boas vindas
 
9h – Abertura da Acolhida
Luiz Antônio de Souza Teixeira Junior – Secretário de Estado da Saúde
Maria da Conceição de Souza Rocha – Presidente COSEMS/ RJ
 
9h30 – Regionalização no estado do Rio de Janeiro
Monique Fazzi – Assessora de Regionalização/SES
 
10h – Ser Gestor Municipal de Saúde
Maria da Conceição de Souza Rocha – Presidente COSEMS/ RJ
 
11h – Projeto Apoiadores
Marcela de Souza Caldas – Coordenadora Projeto Apoiadores COSEMS/ RJ
 
11h30 – Brunch
 
12h – Arboviroses
Representante da SES/ RJ – Subsecretaria de Vigilância em Saúde
 
12h30 - Panorama da Região
Secretário Executivo da CIR/SES
Representante do Nível Central / SES
Apoiador do COSEMS/ RJ
 
13h30 - Encerramento

Programação dos filmes em cartaz