Boa tarde!           Terça 30/11/2021   17:53
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Na semana do Dia Mundial Contra o Cancer, CTO compartilha histórias de pacientes que lutam e lutaram contra a Doença.
Na semana do Dia Mundial Contra o Cancer, CTO compartilha histórias de pacientes que lutam e lutaram contra a Doença.

02/02/2017 - 11:09 - O Dia Mundial Contra o Cancer é uma oportunidade de dizer que muito pode ser feito e para marcar a data, o CTO – Centro de Terapia Oncológica compartilha histórias de pacientes que estão em tratamento e também, de pacientes que já se curaram. O objetivo é dar esperança àqueles que foram diagnosticados com cancer recentemente. Conhecer experiências, pode ajudar os pacientes a perderem o medo de buscar apoio e tratamento, além de permitir que eles aprendam novidades sobre a doença.

“Não tenho medo do cancer, enfrento de cabeça erguida!” Pode parecer impossivel seguir em frente após o diagnostico de um cancer mas a Angela Martins que foi diagnosticada com cancer de mama há seis anos, segue com muita fé e força de vontade. “Primeiro fui diagnosticada com cancer de mama, fiz a cirurgia e o tratamento de radioterapia e quimioterapia no CTO. Em 2015, o cancer se espalhou. Em 2016, o cancer apareceu na cabeça. Sigo a luta com um belo sorriso no rosto! Essa guerra só se vence com determinação e muita fé!

 "Petrópolis, em relação ao câncer tem o mesmo perfil de incidência e de mortalidade por câncer que as grandes capitais do país. Nos últimos 10 anos e em especial nos últimos três anos está havendo um aumento no controle da doença através de novas abordagens terapêuticas (novos quimioterápicos, terapias alvo, técnicas cirrúrgicas mais apuradas e de radioterapia com novos equipamentos) que traz um alento para os pacientes e familiares, além da equipe médica e multidisciplinar que atende os pacientes e familiares com câncer. O número de sobreviventes vem se tornando bastante expressivo em todo o mundo. Olhando para os países mais desenvolvidos temos a convicção que existe possibilidade de uma maior prevenção dessa doença e um melhor cuidado levando a um aumento da cura e do controle as neoplasias malignas", afirma o Dr. Bernardino Alvez Ferreira Neto, diretor do CTO.
“Falei com o rapaz que não queria sair com ele pois estava careca e sem peito, então não queria me envolver com ninguém e ele disse naquele momento que eu era a mulher da vida dele!”

Rosilene Vital tem 40 anos. Em 2011 durante um exame de rotina  descubriu  um nódulo  no seio direito e mais tarde soube que era um câncer. A vida que havia tomado a cor cinza ficou colorida com a fé e a ajuda da família e dos amigos. Rosilene estava solteira, a família  morava  em outra cidade e depois de passar por uma quimioterapia e uma mastequitomia, achou  que a  vida sentimental  estava acabada. Foi quando uma amiga lhe disse que queria apresentar um rapaz. “Saimos juntos, pedi para ele parar o carro em certo lugar e falei assim: olha, não  queria  sair com você pois estou careca e sem peito, estou passando  por um tratamento  de cancer.  Estou bem mas não  quero  me envolver  com ninguém. Ele olhou para mim e disse: vc é  a mulher  da minha vida! Um ano depois daquela primeira conversa, estávamos  nos casando  na Igreja. Meu marido é um presente de Deus!”

Falar sobre o cancer é uma forma de compartilhar histórias e conhecimentos sobre a doença que mais mata no mundo. Atualmente a nível mundial, mais de oito milhões de pessoas morrem por ano com algum tipo de câncer e os números vão continuar aumentando apesar dos fortes investimentos no combate à doença, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Entre os tipos mais comuns está o de pele que por ser pouco invasivo e mortal às vezes  não é relatado nessas pesquisas, sendo assim, o de pulmão e mama para os cientistas os mais comuns. Há um aumento de 70% previsto para as próximas décadas nos números de novos casos de câncer no mundo. Em 2012, foram registrados 14,1 milhões de casos e a previsão é que esse numero chegue a 21,4 milhões de novos pacientes até 2032.
 

Programação dos filmes em cartaz