Boa noite!           Quarta 13/11/2019   23:37
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Mesa-redonda encerra programação do Cine Paliar
Mesa-redonda encerra programação do Cine Paliar
Evento será na Casa de Cláudio de Souza, com Entrada Franca
 
12/12/2016 - 10:45 - O Cine Paliar – Outros Olhares da Saúde chega ao fim nesta semana, após diversos encontros realizados em 2016. O encerramento será marcado por uma mesa-redonda composta por profissionais de saúde, que irão mediar um debate sobre o que foi abordado nas discussões ao longo do ano. O evento será na terça-feira (13), às 19h, na Casa de Cláudio de Souza. A entrada é franca. 
 
Participam do encontro, promovido pela Unifop – Cooperativa de Saúde Mental e Reabilitação com apoio da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Unimed, a psicóloga e mestranda em bioética, Jociane Gatto, a médica Nathália Menezes, intensivista e coordenadora da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Unimed e Lilian Hennemann, médica anestesiologista com formação em medicina paliativa e atuação no tratamento da dor. No debate, as profissionais vão fazer um apanhado de tudo o que foi discutido, construindo uma reflexão sobre a experiência conquistada com os filmes assistidos no Cine Paliar. 

“Foi uma experiência muito boa, onde tivemos a oportunidade de trabalhar a temática da morte e desmistificar esse momento na vida das pessoas, seja em relação a sua própria morte ou na perda de alguém querido. Falamos sobre a valorização da vida e das nossas escolhas e mostramos que existem formas diferentes de enfrentar o momento da partida. Toda essa questão foi abordada com a ajuda do cinema, que foi importante para que pudéssemos passar essa mensagem de uma forma mais amena e menos sofrida e pesada”, comentou a psicóloga Jociane Gatto, que também é presidente da Unifop. 
 
"A princípio a ideia é fazer uma troca de experiências e falar sobre o cuidado paliativo, o direito de escolha por um tratamento mais humano. A expectativa para o evento é colocar em pauta os pontos positivos e negativos e assim debater o que precisamos melhorar, para engajar mais pessoas em nossos encontros para poder explicar sobre as formas mais humanas de cuidar dos pacientes com graves doenças", contou Nathália Menezes. 
 
O Cine Paliar nasceu da ideia de falar sobre a experiência com o Cuidado Paliativo, uma abordagem feita por uma equipe multidisciplinar, focada em melhorar a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, diante de doenças sem perspectiva de cura. Para isso, surge também a necessidade do entendimento da morte e da importância de respeitar a vontade da pessoa. Para abordar o tema, o público pode assistir a cinco filmes, exibidos a cada dois meses. Todos eles traziam situações de personagens que tiveram suas vidas transformadas por acidentes ou graves doenças. As histórias mostram que cada um reage de uma forma diferente à situação e ajudaram a contar casos do dia a dia das equipes de saúde, estimulando o debate e contribuindo para outros olhares sobre a rotina desses profissionais. 
 
"Acredito que o debate ajuda a conscientizar sobre as questões das últimas fases da vida e nos faz crer que podemos chegar lá com capacidade de enfrentar a morte com compaixão. Espero que a população comece a levantar essa questão e tenha mais consciência dos seus direitos e dos cuidados paliativos, que são mais humanos com quem está passando por graves doenças", declarou a médica Lilian. 
 
A intenção da Unifop é continuar realizando os debates também em 2017, com a possibilidade de abordar outros assuntos e em formatos diferentes. “Pessoalmente, gostei bastante do Cine Paliar, principalmente porque venho estudando esse tema e me deparo com isso no meu dia a dia. O evento me puxou muitas reflexões e me enriqueceu pessoalmente e profissionalmente também”, finalizou Jociane. 
 
Serviço:

Cine Paliar – Outros Olhares da Saúde

Data: 13 de dezembro
Horário: 19h
Local: Casa de Cláudio de Souza 
Endereço: Praça da liberdade,nº 247
Bairro: Centro
Cidade: Petrópolis 
Entrada: Gratuita

A Unifop fica na Rua do Imperador, 970, sala 510, no Centro de Petrópolis (RJ). 
Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2246-3352. 
Programação dos filmes em cartaz