Bom dia!           Quinta 28/03/2024   09:11
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Ação na Academia da Saúde do Parque Cremerie lembra o Dia Mundial do Diabetes
Ação na Academia da Saúde do Parque Cremerie lembra o Dia Mundial do Diabetes
23/11/2016 - 18:07 - Aconteceu na última terça-feira (22/11) na Academia da Saúde do Parque Cremerie uma ação de conscientização e sensibilização a população sobre a importância de diagnosticar e controlar a diabetes. A mobilização promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, lembrou o Dia Mundial do Diabetes, no dia 14 de novembro. Foram oferecidos testes gratuitos de glicemia (taxa de açúcar no sangue), aferição de pressão arterial, medição de Índice de Massa Corporal (IMC), atividades físicas e palestras.

“O importante é a prevenção dessa doença, tendo o controle desses pacientes que já têm a doença para não terem complicações graves, estimulando a atividade física e melhorando o estilo de vida e os seus hábitos”, alertou a coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes (HiperDia), Adriana Papinutto. O coordenador das Academias da Saúde, Oldair da Silva Baltar também ressaltou a importância do evento na sensibilização da população. “A mobilização junto à população traz um grande aprendizado para as pessoas que sofrem com essa doença”.

A aposentada Oneida Nogueira, de 63 anos, participou das atividades. “Frequento há 15 dias a Academia de Saúde e é uma melhora para a saúde de cada um. É importante conscientizar as pessoas sobre isso”, disse. A funcionária pública Eneida Farias de Sá também elogiou a iniciativa. “Tenho hérnia de disco na cervical e na lombar. Descobri há um ano e o médico recomendou que eu fizesse hidroginástica. Tive melhoras significativas, com redução do remédio. Hoje sinto menos dor. Estou há três meses frequentando a Academia de Saúde. Eventos como este são importantes Eu acho muito importante num âmbito geral, a celebração desse dia e não só prevenir, mas também para promover a saúde. De um todo fortalece a saúde”.

Em Petrópolis, todas as 44 equipes de Saúde da Família contam com grupos  de Hipertensão e Diabetes. Atualmente, 7.553 pacientes estão inscritos no Hiperdia, de acordo com dados da Secretaria de Saúde.

Programação dos filmes em cartaz