Boa noite!           Quinta 02/12/2021   04:18
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Câncer de mama será debatido em “Seminário sobre o Outubro Rosa” dia 27/10 às 10h
Câncer de mama será debatido em “Seminário sobre o Outubro Rosa” dia 27/10 às 10h
26/10/2016 - 17:15 - A Câmara Municipal de Petrópolis recebe nesta quinta-feira, dia 27 de outubro, a partir das 10h, o “Seminário sobre o Outubro Rosa”. O evento é uma iniciativa do CTO – Centro de Tratamento Oncológico, em parceria com a Comissão em Defesa da Saúde da Câmara Municipal e tem como objetivo orientar e informar a população sobre ações de prevenção e tratamento do câncer de mama.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que até o fim de 2016 sejam contabilizados no país cerca de 57.960 novos casos de câncer de mama, que é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Em todo o mundo o câncer de mama responde por 25% dos novos casos a cada ano e especificamente no país o número é mais elevado e chega a 28,1%. Ele também acomete homens, embora represente no público masculino apenas 1% do total de casos da doença. Em 2013, informa o Instituto, foram registrados 14.388 óbitos devido à enfermidade, sendo 14.206 mulheres e 181 homens. 

O vereador Silmar Fortes, presidente da Comissão em Defesa da Saúde, falou sobre a importância do encontro e das questões a serem debatidas. “Vamos falar sobre prevenção, sobre sinais e sintomas e detecção precoce, para que o câncer seja identificado no início e assim permitir um tratamento menos agressivo para a paciente e consequentemente diminuir o índice de letalidade. Queremos também debater as políticas públicas conquistadas nessa área em nosso país, apontar onde e como avançamos, para tentarmos mensurar e identificar essa progressão. Esses eventos são fundamentais para discutirmos a enfermidade, que apesar de sua gravidade tem tido avanços no que diz respeito à diminuição dos óbitos, em grande parte, graças às campanhas de prevenção, como o Outubro Rosa.”

O “Seminário sobre o Outubro Rosa” é aberto ao público e contará com a palestra de três renomados profissionais que atuam no município e atendem no Centro de Tratamento Oncológico. A oncologista, Dra. Carla Ismael abordará o tema “câncer de mama”, a psicóloga Dra. Cristina Volker irá palestrar sobre os “aspectos psicológicos do câncer” e o enfermeiro, Dr. Rogério Cabral Machado falará sobre “adesão ao tratamento”.

Programação dos filmes em cartaz