Boa tarde!           Sábado 23/10/2021   12:13
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Quinteto de Cordas Austríaco em Petrópolis dia 26/10 às 20h no Teatro do Museu Imperial
Quinteto de Cordas Austríaco em Petrópolis dia 26/10 às 20h no Teatro do Museu Imperial
21/10/2016 - 14:16 - Os apreciadores da música erudita terão oportunidade única no dia 26 de outubro, às 20h, no Cine Teatro do Museu Imperial, quando irá se apresentar o Quinteto de Cordas austríaco Wiener Kammersymphonie. A entrada é franca, mediante a retirada do ingresso na bilheteria. O grupo viaja pela Europa e América Latina participando de festivais, desde que foi criado, em 2006, no “Ano Mozart”.

O concerto do quinteto vienense é uma promoção do Segmento de Canto Coral, com apoio da Embaixada da Áustria, Fundação de Cultura e Turismo , Museu Imperial e Casa Stefan Zweig. O maestro Marco Aurélio Lischt, organista de carreira internacional, intermediou a vinda do quinteto e considera que “o concerto vai
apresentar um repertório de obras que nos remetem ao gosto musical do período imperial de nosso país. Com certeza será imperdível!”

O maestro Leonardo Randolfo, presidente do Conselho Municipal de Cultura, onde também representa os corais, destaca: “É sempre enriquecedor que o Segmento de Canto Coral possa receber grupos musicais que possibilitem o contato do grande público com a música de concerto”.

Nascido do encontro de instrumentistas de primeiríssimo nível radicados em Viena, o Quinteto de Cordas austríaco debutou na Espanha com uma série de concertos apreciados pelo público e crítica, que os considerou os melhores de toda a extensa temporada dedicada ao gênio de Salzburgo. Seus músicos estão unidos pelo objetivo comum de fundir suas experiências artísticas individuais em um projeto único e convincente. Há 10 anos eles conjugam a alegria de fazer música com a inovação e a tradição, esta é a síntese da filosofia destes cinco músicos liderados pelo violoncelista

Sergio Mastro, italiano de nascimento, diretor artístico do Wierner Kammersymphonie. Embora seu berço seja a Áustria e a herança mozartiana, o quinteto é formado por músicos que praticam a absoluta ausência de barreiras e estereótipos de qualquer gênero. Assim, o grupo executa um repertório muito amplo, abarcando desde a clássica Viena até a Viena contemporânea, trazendo à tona compositores injustamente esquecidos. 

Abertos a qualquer tipo de fusão com outras expressões artísticas, realizaram ainda, no âmbito do “Umbria Music Festival”, projetos crossover, fundindo o puro classicismo vienense com influências da dança hip-hop.

Constantemente convidados a participar dos mais importantes festivais internacionais, já se apresentaram no Ravello Festival (Itália), Alba Musicfestival (Itália) e o Side Musicfest (Turquia), entre outros.  A Vienna Chamber Symphony se exibe em formação de quinteto de cordas, mas expressa conceitualmente – tanto em estilo quanto em repertório - sua identidade orquestral. Na agenda do Quinteto de Cordas os destaques de 2016 e 2017 são a estréia na França do projeto de gravação do concerto para piano de Chopin 2ª versão para piano e quinteto de cordas na Dinamarca, países baixos e Polônia. Nos planos do grupo estão também projetos especiais, como “A Flauta Mágica” para crianças que estreou este ano no Teatro Real de Madri e será levada novamente em abril de 2017.
Programação dos filmes em cartaz