Boa noite!           Terça 07/12/2021   02:00
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Manter Alimentação Saudável ajuda na Prevenção do Câncer de Mama - Campanha Outubro Rosa
Manter Alimentação Saudável ajuda na Prevenção do Câncer de Mama - Campanha Outubro Rosa
17/10/2016 - 16:34 - Já é de conhecimento que outubro, mais conhecido como Outubro Rosa, é o mês de combate ao Câncer de Mama, e durante estes trinta e um dias, a população é bombardeada com informações sobre a doença e como preveni-la. O Câncer de Mama é um dos mais comuns entre as mulheres e, no Brasil, o número chega a 60.000 novos casos por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Em 90% dos casos, o Câncer de Mama está associado à condição hormonal, porém, o mesmo também pode ser hereditário ou estar relacionado ao comportamento humano, como uso de cigarro, bebidas alcoólicas, obesidade, dentre outros fatores.

Para prevenir a doença, não basta apenas realizar o autoexame, já que quando o tumor possui tamanho para ser apalpado já não está mais em seu estágio inicial, portanto é necessário um cuidado especial com a alimentação. De acordo com a nutricionista Mariana Raesk, para prevenir o carcinoma mamário o primeiro passo é adotar uma dieta equilibrada. “O consumo de vegetais, frutas, grãos integrais, gorduras saudáveis e carnes magras é essencial. Evitar o excesso de produtos industrializados, gorduras saturadas e a ingestão de bebidas alcóolicas também são fundamentais”, explica.

Manter a alimentação saudável é a recomendação básica para prevenir o Câncer de Mama, pois ajuda a manter o peso corporal adequado, evitando a obesidade. “Os alimentos de origem funcional são ótimos, pois, além de desempenharem as suas funções básicas de nutrição, apresentam benefícios fisiológicos que podem prevenir o aparecimento da doença. Neste caso, a castanha do Brasil é destaque, pois é riquíssima em selênio 1 mineral, que tem ação protetora no aparecimento de células malignas. O consumo de uma castanha ao dia já ajuda na prevenção”, cita a nutricionista.

Ainda segundo Mariana, a cúrcuma também é uma especiaria considerada anticancerígena podendo prevenir ou retardar o crescimento de células do câncer de mama. “Recomenda-se cerca de duas colheres de chá por dia em preparações como carne, caldos e sopas, por exemplo”. O consumo de carnes vermelhas também pode ser um problema, principalmente em mulheres que estão na pré-menopausa. Portanto, o mais recomendado são alimentos ricos em ômega-3, que ajudam também no controle de metástases. “Opte por peixes como a sardinha, o salmão, arenque e atum, de 3 a 4 vezes na semana”, aconselha Mariana Raesk.

Além de manter uma dieta saudável é imprescindível a prática de atividades físicas em conjunto com os bons hábitos alimentares para manter o peso, evitar a obesidade e prevenir o aparecimento do Câncer de Mama.

SOBRE A NUTRICIONISTA – Mariana Raesk é Bacharel em Nutrição, pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO e pós graduanda em Terapia Nutricional, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. No momento, a profissional atua na área de produção de alimentos e nutrição clínica hospitalar e possui em seu currículo cursos de Elaboração do Manual de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos e Procedimentos Operacionais Padronizados (pop's) e Bases Teóricas e Práticas para a Elaboração da Prescrição Dietoterápica.

Mariana é Personal Diet, com foco em reeducação alimentar. Trabalha com atendimento nutricional, educação nutricional familiar, lista de opções para refeições externas, programas personalizados, receitas nutricionais, elaboração de lista de compras e orientação de armazenamento.

SERVIÇOS:

Mariana Raesk – Nutricionista
CRN-4: 15101324
Tel.: (24)98864-8569 / (24)2242-3605
Email: marianaraesk@gmail.com
Programação dos filmes em cartaz