Boa noite!           Terça 07/12/2021   02:40
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > O Poder da Vitamina C para a Pele
O Poder da Vitamina C para a Pele
Elemento previne o envelhecimento precoce e estimula a produção de colágeno
 
03/09/2016 - 09:38 - Não é novidade para ninguém que a Vitamina C é uma grande aliada da nossa saúde e traz benefícios incontáveis para o corpo humano, como o fortalecimento do sistema imunológico e até a regulação dos níveis de colesterol do sangue. O que muita gente não sabe é que a nossa pele também pode tirar proveito deste importante elemento, que tem o poder de deixá-la mais saudável e bonita, podendo até prevenir manchas e combater o envelhecimento precoce.
 
Não tem jeito, com o avanço da idade, principalmente após os 30 anos, acontece uma diminuição no estímulo da síntese de colágeno e elastina, que são substâncias que garantem sustentação e firmeza à pele. É aí que entra a Vitamina C: ela tem a capacidade de estender a vida útil dos formadores dessas substâncias, retardando o processo de envelhecimento. Além de tudo isso, esse nutriente tem papel importante no combate aos radicais livres, aquelas moléculas que são liberadas pelo metabolismo e que, além de acelerarem o envelhecimento, também aumentam os riscos de doenças degenerativas. Por esses e outros motivos, a Vitamina C não deve ficar de fora da nossa alimentação, já que quando há carência desse elemento no organismo, é da pele que ele é retirado primeiro.
 
A dermatologista Marina de Figueiredo Sousa, da Clínica Maurício Baisch, confirma os benefícios da Vitamina C e garante que as suas vantagens para a nossa saúde e beleza são muito maiores. “Além de seu potente efeito antioxidante, a Vitamina C também tem ação anti-inflamatória, amenizando processos irritativos da pele e até reduzindo a vermelhidão que pode ocorrer após alguns procedimentos. Mas não para por aí. Ela também tem capacidade clareadora e por neutralizar os radicais livres produzidos pela radiação ultravioleta, suaviza as manchas da pele e evita que novas marcas apareçam”.
 
Mas a alimentação não é o único meio de aumentar as reservas de Vitamina C do nosso corpo. Atualmente, existem produtos à base do nutriente, que garantem os benefícios que o elemento pode trazer à pele.  “Por possuir uma ação antioxidante prolongada, o creme pode ser aplicado uma vez ao dia, sempre antes do protetor solar, para não prejudicar a sua eficácia. Uma outra dica é associar a Vitamina C a outros produtos, de modo a melhorar ainda mais a sua ação. Fórmulas com Vitamina E e Ácido Ferrúlico, ácidos anti-idades noturnos e tratamentos tópicos, como clareadores mais potentes, são boas opções”, sugere Marina.
 
O uso da Vitamina C é indicado para qualquer tipo de pele, desde a oleosa até aquelas mais secas. Ela pode ser aplicada no rosto, ao redor dos olhos, colo, pescoço e mãos. Mas é importante ficar atento. Como cada pele precisa de produtos específicos, a prescrição deve ser feita por um dermatologista, que vai avaliar os objetivos do paciente e suas características, de modo a proporcionar um tratamento adequado e eficaz.
 
 "Usada de forma incorreta, a Vitamina C pode ter as suas propriedades alteradas, reduzindo a sua eficácia e até causando danos à pele. Por isso, é indispensável que o produto seja de boa qualidade e indicado pelo especialista, que vai saber como potencializar o efeito desejado”, alerta Marina.
Programação dos filmes em cartaz