Boa noite!           Quinta 02/12/2021   03:43
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Prefeitura inaugura UBS no Bairro Independência
Prefeitura inaugura UBS no Bairro Independência
28/06/2016 - 20:39 - O prefeito Rubens Bomtempo inaugurou nesta terça-feira (28/6) a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alto Independência. A unidade foi construída para abrigar três equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) todas com atendimento odontológico. A UBS é uma das maiores do município e a previsão é atender mais de quatro mil famílias.

“Vivemos um momento difícil, de uma crise sem precedente no Estado, por isso entregar esta obra tem um significado ainda mais importante. Estamos superando as barreiras, mantendo os investimentos em saúde, em educação, mantendo os salários em dia. Essa UBS representa uma vitória para o povo petropolitano e, em especial para os moradores do Alto Independência”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, lembrando que a Estado deve ao município mais de R$ 15 milhões.

A Unidade Básica de Saúde recebeu o nome de Perpétua de Paula Moreira, uma antiga moradora da comunidade conhecida pelos serviços prestados à população do bairro. A filha de Perpétua, Rosemarie Paula Moreira, agradeceu ao prefeito Rubens Bomtempo pela homenagem e ressaltou a história de vida da mãe. “Quem a conheceu sabe a pessoa maravilhosa e de bom coração que era. Estava sempre disposta a ajudar”.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, também citou as dificuldades para manter os investimentos sem o cumprimento das responsabilidades do Estado. “É um orgulho para toda essa comunidade receber um equipamento de saúde desse porte. É um momento de celebrar, especialmente diante da realidade do Estado do Rio de Janeiro. Petrópolis está avançando na saúde mesmo sem qualquer apoio do Estado”, ressaltou.

O vereador Montanha também participou da inauguração e ressaltou que a implantação da nova UBS no bairro é uma conquista para a comunidade. “Hoje é um marco na vida dos moradores do Independência”. Os vereadores Thiago Damaceno e Luizinho Sorriso também participaram do evento. 

Atualmente, a UBS do Independência conta com atendimento odontológico e de enfermagem; consultas com pediatra, clínico geral e ginecologista; dispensação de medicamentos e vacina. A previsão é que até o fim do mês de setembro, as três equipes de Saúde da Família estejam atuando na unidade.

“Estamos promovendo um ato de justiça social, conseguindo consolidar uma política pública. Com este documento que estamos entregando, a Prefeitura reconhece que vocês são proprietários de suas casas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, lembrando a construção das casas no conjunto habitacional. “Foi um processo bem difícil, mas nós conseguimos vencer todas as barreiras e oferecer mais dignidade para essas pessoas. Com a entrega desses títulos estamos consolidando uma mudança para melhorar a vida dos moradores do Conjunto Habitacional Augusto Ângelo Zanatta”.

O prefeito entregou o primeiro termo de reconhecimento de posse à moradora Maria Helena da Silva, de 61 anos. “Este documento representa tudo pra mim. Ele é muito importante”, disse a aposentada que residente no imóvel há quase 10 anos. Outra moradora, Yeda Xavier, de 62 anos, também se emocionou ao receber o documento. “Esse termo é a nossa dignidade e foi muito esperado por nós”, disse.

O secretário de Obras, Habitação e Regularização Fundiária, Almir Schmidt também entregou os termos de reconhecimento de posse aos moradores. “Esse título é um sonho, um direito, que, agora, é realidade”, concluiu.
Programação dos filmes em cartaz