Boa noite!           Terça 30/11/2021   18:45
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Mais de 22 Mil Pessoas já tomaram a Vacina Contra a Gripe
Mais de 22 Mil Pessoas já tomaram a Vacina Contra a Gripe
02/05/2016 - 18:27 - Desde o início da 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), promovida em Petrópolis pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, 22.657 mil doses já foram aplicadas, o que representa 32,44% de cobertura. A mobilização teve início no dia 25 de abril e segue até o dia 20 deste mês. Pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), e pessoas com doenças crônicas devem tomar a vacina. A meta é imunizar 80% do público-alvo.

Até o momento, 6.695 crianças tomaram a vacina (41,09% de cobertura), 869 gestantes (29,17%), 14.993 idosos (34,97%) e 100 puérperas (20,41%) já foram imunizadas. As doses podem ser encontradas em todos os postos e unidades de saúde que contam com sala de vacina. No último sábado (30/4) aconteceu o Dia D da campanha, quando 47 unidades ficaram abertas para atender a população.

“Tivemos uma boa procura da população no sábado e esperamos chegar a nossa meta no fim da campanha. A vacina contra a gripe reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. A população alvo para a vacinação é estipulada pelo Ministério da Saúde, que também recomenda a necessidade de prescrição médica para a vacinação em pessoas com doenças crônicas”, explicou a coordenadora da Epidemiologia, Claudia Mara.

A professora Claudia Bastos, de 60 anos, moradora do Centro da cidade, aproveitou o Dia D para ir ao Centro de Saúde tomar a vacina. “Fui muito bem atendida. Achei tudo bem organizado. Fiz questão de me vacinar, porque sei que essa gripe pode trazer complicações. Sempre procuro me cuidar para me prevenir”, disse.

A vacina é contraindicada a quem tiver histórico de reação inflamatória ou alergia relacionada ao ovo de galinha e a seus derivados. Quem já teve reação à dose também não deve se imunizar. "Para quem estiver com febre, recomenda-se adiar a vacinação até que o quadro melhore. E para pessoas com história de Síndrome de Guillan Barré, é preciso consultar um médico antes de se imunizar", recomendou a coordenadora de Epidemiologia.
 
Veja a lista de postos que estarão participando da campanha:
 
Ambulatório Wilson Martelli (Hospital Alcides Carneiro)
PSF Carangola
PSF Vale do Carangola
PSF Jardim Salvador
PSF Castelo São Manoel
PSF Águas Lindas
PSF Vale das Videiras
PSF Comunidade Primeiro de Maio
PSF Secretário
PSF Posse
PSF Brejal
PSF São Sebastião
PSF Siméria
PSF Dr. Thouzet
PSF Meio da Serra
PSF Vila Felipe
PSF Alto da Serra
PSF 24 de Maio
PSF Caxambu
PSF Bataillard
PSF Moinho Preto
PSF Comunidade São João Batista
PSF Bairro Castrioto
PSF Pedras Brancas
Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente (Centro de Saúde)
Ambulatório Escola
UBS Itaipava
UBS Retiro
UBS Pedro do Rio
UBS Quitandinha
UBS Alto Independência
UBS Morin

Programação dos filmes em cartaz