Bom dia!           Quinta 20/02/2020   08:41
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Defesa Civil sensibiliza Estudantes do EJA para Importância da Prevenção
Defesa Civil sensibiliza Estudantes do EJA para Importância da Prevenção
11/04/2016 - 18:18 - A Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, deu início a mais uma etapa de sensibilização dos estudantes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a importância da prevenção de desastres das chuvas. Neste ano, além de dicas sobre o que fazer antes, durante e depois de fortes chuvas, os jovens e adultos estão recebendo orientações para prevenção de acidentes domésticos e sobre primeiros socorros. O objetivo da sensibilização é que cada cidadão saiba o seu papel para que sua família, sua casa, sua comunidade e sua cidade fiquem mais seguras.

A capacitação dos estudantes jovens e adultos teve início nesta segunda-feira (11/4), na Escola Municipal Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade. As palestras e oficinas serão realizadas entre abril e junho nas 19 escolas do município que possuem EJA.

“O prefeito Rubens Bomtempo determina que a Defesa Civil invista na educação, como ferramenta de prevenção de desastres das chuvas. Porque, quando levamos essas ideias para dentro de sala de aula, o estudante leva esse conhecimento para casa, para a comunidade onde mora, multiplicando esse conhecimento. A ideia é envolver toda a sociedade nesse processo de deixar Petrópolis cada vez mais segura em relação aos mais variados riscos”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil.

O curso é ministrado pelo assessor de prevenção e preparação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Ricardo Corrêa. “No curso, falamos sobre os cuidados que cada um deve tomar em relação às chuvas. Falamos sobre as chuvas fortes de janeiro deste ano, quando não houve vítimas. Trabalhamos a consolidação da necessidade de sair da situação de risco em chuvas fortes. Mas a novidade neste ano é a questão dos acidentes domésticos e dos primeiros socorros, que também abordamos”, disse Corrêa.

No curso, os estudantes aprendem sobre como prevenir acidentes envolvendo queimaduras, choques, quedas e cortes dentro de casa. Também são realizadas oficinas com pequenas simulações de primeiros socorros para que o estudante saiba o que fazer em uma emergência até o socorro profissional chegar.

Os estudantes aprovaram a iniciativa. “É muito bom, porque somos muitos novos e as nossas mães já são de idade. Então, é importante aprender sobre essas cuidados, para nós chegarmos em casa e já levar esse conhecimento, para mostrar o que está errado. Foi legal aprender que temos que tomar cuidado com o benjamim, para não colocar muitos aparelhos em uma tomada só”, disse o estudante Gabriel Neves, de 17 anos, morador do Retiro e que cursa o EJA na Escola Municipal Fábrica do Saber.

A iniciativa da Prefeitura de sensibilizar estudantes do EJA da rede municipal para a temática da Defesa Civil teve início em 2015, com cerca de três mil jovens e adultos capacitados.
Programação dos filmes em cartaz