Boa noite!           Sexta 05/03/2021   01:38
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Transporte > Para evitar Fraudes, DETRAN mantém o Novo Sistema de Registro de Presença nas Autoescolas
Para evitar Fraudes, DETRAN mantém o Novo Sistema de Registro de Presença nas Autoescolas

Reação contra medida é de apenas 19% dos CFCs

11/04/2016 - 15:09 - Sobre a reação de algumas autoescolas contra a adoção do CFC Web – sistema de biometria online que controla a presença de candidatos a motoristas nas aulas práticas e teóricas de direção –, o Detran informa que está mantida a exigência de utilização do  novo software, já que ele significa um avanço tecnológico para evitar fraudes.


Atualmente, das 905 autoescolas de todo o estado, 734 já operam normalmente com o novo sistema, enquanto apenas 171, ou seja, 19% do total, ainda não concluíram a migração do antigo para o novo software, embora tenham tido dez meses para fazer tal procedimento.
 
O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Condutores de Veículos Motorizados do Estado do Rio de Janeiro (Sindaerj) João Ribeiro – em reunião com a diretora de Habilitação do Detran, Janete Bloise, nesta segunda-feira (11/04) – reforçou o seu apoio à mudança no sistema, afirmando que os Centro de Formação de Condutores (CFCs) contrários à medida “não querem transparência”.
 
A mudança no sistema se fez necessária depois de técnicos do Detran detectarem que o CFC digital era passível de fraudes, como as que foram alvos das investigações que culminaram na operação Backdoor, da Polícia Civil, em março deste ano. Antes, o sistema permitia que as autoescolas enviassem o registro das aulas em até 48 horas. No novo, o envio dessas informações é feito online, com o aluno sabendo do registro da presença no mesmo momento.
 
TREINAMENTO
 
A fim de atender às autoescolas que ainda não finalizaram a migração, o Detran está oferecendo todo o suporte necessário para que esses CFCs possam dar aulas normalmente. Os que não estão sabendo usar o novo sistema, por não terem se dedicado à mudança dentro do prazo estabelecido pelo departamento, já podem receber treinamento na Escola Pública de Trânsito (EPT). Além disso, o Detran e a empresa responsável por desenvolver o novo sistema estão à disposição para sanar qualquer dificuldade.
 
Vale salientar que, desde maio do ano passado – ou seja, há mais dez meses – a Diretoria de Habilitação do Detran vem avisando às autoescolas sobre a mudança do sistema CFC Digital para o CFC Web. Elas, Inclusive, foram informadas de que a data limite para começar a operar com o novo sistema seria dia 4 de abril.

Programação dos filmes em cartaz