Boa noite!           Domingo 28/11/2021   18:24
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Diretores e Técnicos de Unidades de Saúde passam por Capacitação em Gestão de Custos
Diretores e Técnicos de Unidades de Saúde passam por Capacitação em Gestão de Custos
29/03/2016 - 17:47 - Diretores e técnicos de unidades da saúde da Prefeitura iniciaram na terça-feira (29/3) o curso aplicado de gestão de custos promovido pelo Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento do Ministério da Saúde. Petrópolis é o primeiro município da Região Serrana a participar da capacitação, que tem como objetivo a implantação do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) para a apuração de custos para uma boa gestão no SUS. O secretário de Saúde Marcus Curvelo participou do primeiro dia de curso, realizado no auditório do Inpas.

“Esta é uma questão na qual acreditamos e achamos importante. As decisões precisam ser tomadas baseadas em números e dados, e ter conhecimento dessas informações é essencial para gerir o sistema”, disse o secretário. Diretores e técnicos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) Centro e Cascatinha, do Hospital Alcides Carneiro (HAC), do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp (HMNSE) e da secretaria de Saúde participaram da capacitação, que termina na quarta-feira (30/3).

“Os municípios e estados que contam com o programa recebem apoio e acompanhamento. O objetivo é capacitar os profissionais e dotá-los de ferramentas para a implantação de apuração de custos nas unidades de saúde. Muitos diretores não sabem o custo de um hospital, ou de um leito de UTI por exemplo. Saber, entender, é importante para a tomada de decisões. Há problemas de financiamento, o país está em crise e não há recursos. Por isso, uma boa gestão com base nesses dados é essencial. Todo cidadão poderia sair da unidade de saúde sabendo o custo de seu tratamento. Isso poderia ajudá-lo a entender o funcionamento de todo o sistema”, disse a coordenadora do PNGC, Macieri Mendes da Silva.

A capacitação conta com exercícios de sensibilização e de metodologia, noções de contabilidade de custos e o Sistema de Apuração de Custos do SUS (APURASUS). 
Programação dos filmes em cartaz