Bom dia!           Quinta 20/02/2020   09:03
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Chefe de Equipe Japonesa Elogia Atuação de Petrópolis na Prevenção de Desastres
Chefe de Equipe Japonesa Elogia Atuação de Petrópolis na Prevenção de Desastres
15/03/2016 - 09:48 - Uma comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) esteve em Petrópolis no sábado (12/3) para uma visita técnica. O objetivo foi avaliar, no município, o andamento da parceria entre o governo brasileiro e a Jica, iniciada em julho de 2013, para a redução de desastres naturais em Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau (SC). O chefe da equipe de avaliação intermediária da Jica, Eiji Otsuki, elogiou as ações desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil. E afirmou que Petrópolis está mais avançada que as outras cidades participantes da parceria.

Entre as ações elogiadas por Otsuki, estão a criação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, em 2013 pelo prefeito Rubens Bomtempo, e os simulados de desocupação – somente em novembro, mês do Dia Municipal de Redação de Desastres Naturais, foram mais de três mil estudantes, professores e funcionários participando de simulados.

A parceria com a Jica terá ao todo quatro anos de duração, com a produção de manuais divididos sobre prevenção de desastres naturais. A primeira versão desses manuais foi apresentada em fevereiro.

“Petrópolis tem uma Secretaria de Proteção e Defesa Civil, que desenvolve ações importantes, como análises de riscos e evacuações da população. Vocês estão à frente de outras cidades. Petrópolis é um dos três municípios piloto da parceria. Esses manuais serão repassados para outras áreas do Brasil, serão um material de referência na prevenção de desastres naturais. Pudemos ver aqui que estamos todos cientes dessa missão”, disse Otsuki.

Após visita técnica a áreas de risco em Petrópolis, a comitiva japonesa foi à sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, no Centro, onde se reuniu com os seis técnicos da Prefeitura que já foram ao Japão pela parceria. Na reunião, foi debatido o cronograma da parceria com a Jica para 2016.

“Entendemos essa parceria como fundamental para Petrópolis, porque temos muito o que aprender com o Japão para a prevenção de desastres naturais. Então é determinação do prefeito Rubens Bomtempo que a Defesa Civil dê todo o apoio necessário à Jica”, disse o secretário de Proteção de Defesa Civil, Rafael Simão.
Programação dos filmes em cartaz