Boa tarde!           Quinta 20/02/2020   12:13
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Defesa Civil promove Palestra sobre Abrigos Temporários para Líderes Comunitários
Defesa Civil promove Palestra sobre Abrigos Temporários para Líderes Comunitários
22/02/2016 - 19:18 - A Secretaria de Proteção e Defesa Civil promoveu, no último sábado (20/2), uma palestra sobre abrigos temporários para os coordenadores dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). Os participantes aprenderam sobre o funcionamento dos abrigos e em que momento da resposta a fortes chuvas esses espaços devem ser abertos. Nova palestra será realizada no dia 12 de março.

A proposta das palestras é que os coordenadores dos Nudecs saibam cada vez mais como funciona a resposta do poder público às fortes chuvas, em todos os seus aspectos.

“Assim, com os coordenadores dos Nudecs conhecendo bem todo o processo, a ajuda dos moradores voluntários da Defesa Civil fica cada vez mais qualificada, porque eles saberão como ajudar e em que momento ajudar. Por determinação do prefeito Rubens Bomtempo, estamos desde 2013 qualificando a atuação interna da Defesa Civil, a relação da Secretaria com outros órgãos e também a atuação dos voluntários moradores das comunidades”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.

Nudecs – Os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) são grupos de moradores de áreas de risco capacitados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, para atuar como voluntários na prevenção de desastres naturais. Desde 2013, a Prefeitura já criou cerca de 60 Nudecs em Petrópolis, capacitando quase 600 voluntários.

Entre os representantes dos Nudecs presentes na palestra, estavam os das comunidades de Oswaldo Cruz, Vale do Cuiabá, Vila Rica, Bingen, Casemiro de Abreu, 24 de Maio, Independência e João Xavier.

O diretor administrativo da Defesa Civil, Gileno Alves, que ministrou a palestra, lembrou que a capacitação dos Nudecs é contínua. “É importante que os integrantes assistam a essas palestras, participem dos cursos e aproveitem essa oportunidade de saber mais sobre Defesa Civil. Explicamos que a abertura dos abrigos temporários é coordenada pela Setrac (Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania), como prevê o Plano de Contingência de Petrópolis, e que os voluntários devem se colocar à disposição da Setrac nessas situações”, disse Gileno Alves.
Programação dos filmes em cartaz