Boa tarde!           Domingo 28/11/2021   17:10
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Primeiro Dia de Implantação do Plano de Reestruturação da Rede de Urgência e Emergência teve Avaliação Positiva
Primeiro Dia de Implantação do Plano de Reestruturação da Rede de Urgência e Emergência teve Avaliação Positiva
Mudanças, que garantem o funcionamento de todas as portas de entrada de urgência e emergência do município, são temporárias 

01/02/2016 - 19:11 - O primeiro dia da implantação do Plano de Reestruturação da Rede de Urgência e Emergência foi aprovado pelos petropolitanos. Quem procurou atendimento na manhã desta segunda-feira (1/2) não encontrou qualquer dificuldade e viu de perto as unidades funcionando normalmente e com o quadro de médico completo. O plano tem como objetivo organizar os atendimentos na rede, assegurando à população a manutenção dos atendimentos no Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp (HMNSE), Hospital Alcides Carneiro (HAC), PS do Alto da Serra, Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) Centro e Cascatinha, e Serviços de Pronto Atendimento (SPA) Posse e Pedro do Rio - mesmo diante da falta de repasses do Governo do Estado.

O plano de reestruturação, que foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde), redireciona os atendimentos de clínica médica e odontologia do HMNSE e de pediatria do PS do Alto da Serra para a UPA Centro. As mudanças são temporárias e se darão enquanto o Estado não cumprir com sua parte no financiamento das UPAS. Hoje, a dívida estadual com a Prefeitura chega a R$ 8 milhões.

“Todas as nossas unidades funcionaram de forma organizada e não houve incidente, isso mostra que, neste primeiro dia de implantação do plano, a população compreendeu as mudanças. Estamos há um mês divulgando as ações do plano e além disso, equipes estavam nas unidades panfletando e explicando a população onde procurar atendimento”, disse o prefeito Rubens Bomtempo. “Com essas medidas, que são temporárias, estamos assumindo as Unidades de Pronto Atendimento do Centro e Cascatinha que foram abandonadas pelo governo do Estado. Entendemos a importância das duas unidades e também de toda a nossa rede, por isso este plano mantém todas as sete portas de entrada abertas”, frisou o prefeito, agradecendo o apoio dos veículos de comunicação pela divulgação do plano.

A moradora do Sargento Boenning, Tereza Calisto, de 70 anos, aprovou as medidas. “Não levou cinco minutos para eu ser atendida. Tudo que for feito para melhorar tem a minha aprovação”, disse a aposentada, após passar por atendimento na UPA Centro. Para atender a demanda, a Unidade de Pronto Atendimento do Centro passa a contar com sete médicos, quantidade superior à prevista nas portarias ministeriais que regulamentam as UPAS.  

“Nestas primeiras horas, a avaliação é positiva, mas continuaremos monitorando as ações e, ao longo de 30 dias, saberemos o que é preciso aperfeiçoar. O importante é que essas mudanças vão garantir uma melhor organização do atendimento no HMNSE, que se firmará como atendimento de urgência de ortopedia e de psiquiatria. E no PS do Alto da Serra, as mudanças também irão humanizar o atendimento, uma vez que o espaço antes dedicado a pediatria passará a abrigar os pacientes de clínica médica”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

O plano foi elaborado por um grupo de trabalho da Secretaria de Saúde, que fez estudos técnicos de indicadores e custos nas unidades da rede de urgência e emergência. Outra ação importante para o fortalecimento da rede foi a criação de uma Câmara Técnica composta por representantes das unidades que discutem, analisam e propões fluxos para o atendimento das portas de entrada. Os encontros são semanais e acontecem na secretaria de Saúde. 

Veja como ficaram os atendimentos de urgência e emergência:

Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp – atendimento de ortopedia e psiquiatria.
PS do Alto da Serra – atendimento de clínica médica.
UPA Centro – atendimento de pediatria, odontologia e clínica médica.
UPA Cascatinha – atendimento de pediatria, odontologia e clínica médica.

*A população conta ainda com o Hospital Alcides Carneiro e os Serviços de Pronto Atendimento da Posse e Pedro do Rio

Programação dos filmes em cartaz