Boa tarde!           Terça 16/07/2019   17:16
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Palestra sobre Aproveitamento Integral de Alimentos reúne Moradores
Palestra sobre Aproveitamento Integral de Alimentos reúne Moradores
Atividade de conscientização, no Vale do Carangola, fez parte do programa Compra Saudável
 
15/01/2016 - 20:01 - Partes secundárias de alimentos, como cascas, entrecascas, talos, folhas, muitas vezes desprezadas e descartadas após o consumo do alimento principal, podem ser reaproveitadas, gerando outras refeições. Com o objetivo de passar a informação para a comunidade, Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), realizou, nesta quarta-feira (14), uma palestra com beneficiários do Compra Saudável, programa de segurança alimentar do município, na comunidade Vale do Carangola.
 
Para comprovar que o aproveitamento integral é uma alternativa para a alimentação, equipes da Prefeitura ensinaram a preparar um arroz refogado com talo de salsão. À tarde, foi um bolo com cascas de banana que atraiu a atenção de todos. A nutricionista da Setrac, Monique Haubrich, explicou melhor a ideia. “O aproveitamento integral tem baixo custo e evita o desperdício. Essa palestra tem o objetivo de mudar a ideia das pessoas, gerando uma nova cultura. É barato, fácil e saudável”, recomendou a nutricionista.
 
O programa atende, na região do Vale do Carangola, 495 famílias. “O programa Compra Saudável não é apenas transferência de renda. Palestras como a realizada nesta quarta-feira fazem parte do projeto, criando uma política pública de segurança alimentar. Com isso, levamos as informações necessárias para que as famílias possam usar essa nova forma de lidar com os alimentos no dia-a-dia”, disse a secretária Fernanda Ferreira.
 
Com o programa Compra Saudável (antigo Cartão Imperial), o município estimula a compra de produtos saudáveis que contribuem para uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes e vitaminas. As secretarias de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) e de Educação trabalham em parceria para capacitação e estímulo das famílias beneficiadas pelo programa, através de orientações sobre a compra de alimentos, a redução do desperdício e a utilização correta do cartão.

Programação dos filmes em cartaz