Boa tarde!           Segunda 21/10/2019   14:33
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Alerj Informa > ALERJ apoia Campanha de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya
ALERJ apoia Campanha de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya
08/12/2015 - 18:46 - Deputados estão engajados na campanha "10 minutos Salvam Vidas", de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, lançada nesta terça-feira (08/12), no Palácio Guanabara. O secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, esteve na Alerj esta tarde e apresentou para a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) as propostas da ação. Os parlamentares se comprometeram em reforçar a campanha em suas bases eleitorais. "Essa luta é de todos, da população e dos órgãos públicos. Todas as cidades precisam ser informadas e estarem preparadas para a prevenção e tratamento dos casos", afirmou o presidente da Comissão de Saúde da Alerj, Jair Bittencourt (PR).
 
O secretário explicou que a campanha adotada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) foi baseada na estratégia de controle do Aedes em Cingapura. No estado do Rio, já foram diagnosticados 23 casos de microcefalia, condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal, e as autoridades ainda investigam se os casos têm ligação com o zika vírus. Toda quarta-feira a SES vai atualizar os dados estatísticos.
 
Segundo a Secretaria, o número de óbitos por dengue diminuiu em 2015, foram registrados 0,33 a cada 1000 habitantes, número menor do que em 2014. O secretário garantiu que o estado está preparado para lidar com os casos, mas reforça que todos precisam ajudar na prevenção. "As consequências são graves, precisamos combatê-los antes que se instale uma epidemia", disse o secretário. 
 
Para combater os vírus, o Rio vai aumentar a  frota de carros para agentes de saúde. Serão destinados 170 novos veículos, que serão entregues no dia 21 de dezembro, no Corpo de Bombeiros de Guadalupe, na Zona Norte, às 10h. O secretário solicitou a presença dos deputados nesse ato.
 
Lei ajuda no combate
 
O combate às epidemias também ganhou um forte aliado com a sanção da Lei nº 7110/15, em vigor no estado do Rio, que regulamenta a entrada de agentes de saúde em propriedades públicas e privadas para combater focos de epidemia. De autoria da deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB), a Lei reforça o trabalho feito pelos municípios, que encontram dificuldade para ações plenas, já que segundo dados recentes, cerca de 90% dos focos estão nas residências, e em média, 30% delas encontram-se fechadas durante as ações de combate.
 
"O combate à dengue precisava desta garantia. A partir de agora os municípios não precisarão mais entrar na Justiça para combater epidemias em imóveis fechados", destacou a deputada Ana Paula.

Veja aqui a campanha lançada no Palácio Guanabara.

(Texto de Buanna Rosa) 
Programação dos filmes em cartaz