Bom dia!           Sábado 23/10/2021   10:58
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Rio Scenarium em festa ao som do chorinho do grupo Taruíra, que comemora aniversário
Rio Scenarium em festa ao som do chorinho do grupo Taruíra, que comemora aniversário
Duas noites fazem parte da turnê de 13 anos e trazem participação especial de Guido Martini 

09/12/2015 - 09:32 - Os dias 16 e 30 de dezembro (quartas-feiras) vão ter gostinho de música brasileira no palco do Rio Scenarium: o grupo Taruíra faz shows especiais pelo aniversário do quinteto, que completa 13 anos em 2015. A turnê comemorativa, que começou em outubro, passou por algumas das principais casas de shows cariocas, embalada pelo balanço do chorinho. 

O tradicional ritmo brasileiro ganha a cadência do samba, da bossa, do jazz e de ritmos latinos para construir uma nova linguagem. É o choro contemporâneo, que utiliza influências diversas e outros instrumentos para apresentar uma nova geração de "chorões". É o caso da bateria de Yuri Garrido que, incorporada aos sopros de Breno Morais (sax soprano e flauta) e Carlos Watkins (sax tenor) e à harmonia do violão de sete cordas de José Roberto Leão e do cavaco de Maurício Verde, proporciona uma verdadeira gafieira que passeia por alguns dos principais nomes da nossa música. 

Para tornar os dois shows ainda mais especiais, o grupo convida o cantor Guido Martini para apresentar canções do gênero e do samba. O objetivo é transformar a noite em um baile dançante, como será o caso de todas as quartas-feiras em dezembro no Rio Scenarium. 

Devolvendo esse estilo ao seu habitat natural, o Taruíra cresceu e amadureceu em rodas de choro pelas praças da região serrana. Agora, o grupo comemora o aniversário já pensando em novos horizontes: o lançamento de dois EPs, ambos programados para o primeiro semestre de 2016.   

Esse será o primeiro lançamento do grupo desde 2011, quando saiu o DVD "Nas Nuvens", que trouxe releituras e canções autorais. Elas farão parte do repertório que vai oferecer ao público novas abordagens para clássicos do choro. Pixinguinha marca presença com “Sofres porque queres”, Jacob do Bandolim aparece em “Noites cariocas”, “Bole-bole” e “Brasileirinho”. Waldir Azevedo tem sua “Carioquinha” recriada pelo grupo, que também apresenta obras de Altamiro Carrilho, Zequinha de Abreu e Raul de Barros, entre outros compositores. Do encontro com diferentes gêneros musicais, saíram misturas que uniram o baião a "Bolero", de Ravel, e a "Ticket to ride", dos Beatles.   

No dia 16, quem abre a noite a partir das 19h30 é o grupo Gafieira Carioca, que apresenta sambas-rock e bossa e traz sopros de peso e naipes bem arranjados. Já o chorinho começa às 23h. No dia 30, a abertura fica por conta do Taruíra, às 19h30, com o Gafieira Carioca assumindo o palco logo em seguida. 

Taruíra 13 anos no Rio Scenarium 
 
Datas: 16 e 30/12           
Horário: 23h em 16/12; 19h30 em 30/12       
Endereço: Rua do Lavradio, 20 - Centro antigo - Rio de Janeiro/RJ     
Entrada: R$30    
Classificação indicativa: 18 anos   
Programação dos filmes em cartaz