Bom dia!           Sábado 23/10/2021   11:56
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > En’Canta Noel e roda Meia Lua de Samba no Nucrepe dia 06/12 às 19h
En’Canta Noel e roda Meia Lua de Samba no Nucrepe dia 06/12 às 19h
30/11/2015 - 18:10 - No domingo, dia 6 de dezembro, a partir de 19h, o Nucrepe, em Itaipava, vai receber um evento muito especial, comemorativo ao Dia do Samba, considerado patrimônio cultural imaterial da humanidade.

A peça teatral En’Canta Noel inaugura nesse dia a sua nova formação e montagem, totalmente revolucionada pela direção teatral de Rodolfo Medeiros e pela direção musical de Guido Martini, primeiro músico a topar o desafio desta peça, em 2010 e que até hoje esteve presente nas quase 50 apresentações.

O texto escrito por Catarina Maul, que também produz o projeto através de sua empresa Bem Cultural, agora possui um novo elenco formado por atores músicos de primeira linha, que encenam os personagens João da Luz, Zizo, Doutor e Tartaruga. O garçon que recebe essa turma num bar dos anos 40 é o Marechal, interpretado pelo próprio diretor do elenco, formado por Guido Martini, Paulo Peçanha, Daniel Pelegrini e Diego Teixeira.

Quem for ao Nucrepe nesse dia também poderá acompanhar a primeira apresentação da roda Meia Lua de Samba, formada pelo mesmo elenco, justamente para dar ao público e aos componentes a chance de contato alegre e despojado, informativo e poético, com o melhor dos sambas antológicos, não somente de Noel, mas de Nelson Cavaquinho, Cartola, Bezerra da Silva, Aluisio Machado, entre tantos vultos de nossa história musical brasileira.

Em 2010 o espetáculo En’Canta Noel conquistou o Prêmio Maestro Guerra Peixe, na categoria Teatro, após ter realizado brilhante temporada com mais de 30 apresentações, inclusive sendo contemplado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com aporte da GE Celma. Já em 2015, numa de suas primeiras apresentações da nova temporada, recebeu o prêmio Relevância da Proposta, no 12º Festival de Teatro de Duque de Caxias.

O texto traz, além de muitas histórias do ídolo Noel Rosa, doze canções do compositor carioca. Concebido e desenvolvido durante todo o ano de comemoração aos 100 anos de nascimento do ícone Noel Rosa – 2010, e em nome da proliferação do samba urbano do Rio de Janeiro nas décadas de 20 e 30, seguidos de importantes acontecimentos no cenário político brasileiro e mundial, nasceu o espetáculo teatral em homenagem ao franzino menino nascido em parto de fórceps, mas que deixou, em sua breve vida de 26 anos, a herança musical de inesquecíveis canções. Sua obra é composta de mais de 250 músicas, em 7 anos de produção.

Noel Rosa foi um mito, quebrando paradigmas importantes como a imposição de sua presença branca no reduto negro do samba, a valorização da poesia nas composições e a fidelidade da presença do cotidiano carioca em suas canções.

Reinventou a trilha sonora do carnaval carioca, compôs canções que embalaram os 3 dias de folia de todo o Brasil durante anos, mostrou que a sua Vila Isabel também era capaz de gerar bons acordes.

Na apresentação com cenário de bar, 4 músicos amigos contam as histórias vividas ao lado de Noel Rosa, as lembranças por ele deixadas, enquanto desfiam seus sucessos memoráveis, sempre introduzidos pelos acontecimentos que inspiraram suas composições.

O Texto é enriquecido pelos fatos políticos dos anos 30 e 40, a gestão presidencial de Getúlio Vargas, a II Guerra Mundial, entre outros fatos do cenário nacional. Esta pesquisa é do historiador Norton Ribeiro.

A proposta abarca muitas linguagens e experiências na construção de um único sonho.

Com figurinos próprios da época, com o resultado do mergulho profundo a uma pesquisa séria sobre a vida do músico, a equipe promete levar todo o público a uma inesquecível viagem ao mundo encantado de Noel.

Os ingressos antecipados são limitados e custam 20 reais,  somente podendo ser adquiridos em dinheiro na Livraria Nobel (centro e Itaipava), no próprio Nucrepe (Estrada União Indústria, 12701) e no Estúdio Aldeia (Rua Olavo Bilac – 265). A Livraria Nobel oferece para sorteio um livro sobre a história do samba.
 
Programação dos filmes em cartaz