Boa noite!           Sexta 18/10/2019   23:30
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Exposições > Exposição “África Aqui Agora”, no Sesc Quitandinha, reúne produção artística carioca sobre Africanidade
Exposição “África Aqui Agora”, no Sesc Quitandinha, reúne produção artística carioca sobre Africanidade
Artistas de referência no tema assinam 70 peças em exibição no Sesc mostrando a força do Rio como região representativa da cultura africana no Brasil
 
25/11/2015 - 17:16 - Oito artistas atuantes e de grande projeção no cenário carioca quando se fala em obras que retratem a africanidade no Brasil e no mundo vão expor seus trabalhos no Sesc Quitandinha na mostra “Africa Aqui Agora”, aberta ao público no próximo fim de semana e que segue com visitação até 31 de janeiro de 2016. Com entrada gratuita, a exposição integra o “ÍMÓ: o despertar da consciência”, evento com o qual o Sesc Rio está celebrando o Mês da Consciência Negra em suas unidades no estado.
 
A exposição é composta por 70 peças assinadas por Alexandre Mury, Arjan Martins, Claudio Kfé, Edu Monteiro, Francisco Moreira da Costa, Junior de Odé, Lena Martins e Wuelyton Ferreiro. Elas foram elaboradas em diversas linguagens, com predominância daquelas derivadas de matrizes culturais africanas. Há pinturas, esculturas, fotografias e objetos elaborados com ferro, madeira, fios de conta, tecidos, entre outros.
 
Segundo o artista plástico e curador Roberto Conduru, a ideia foi reunir diferentes visões sobre a africanidade e a afro-brasilidade, com destaque para os legados da diáspora. Como resultado, a mostra ressalta como os temas permeiam o ambiente cultural no Rio de Janeiro, numa representação da cultura africana no Brasil que muitas vezes é ofuscada pela força da produção artística baiana.
 
- A África não é um lugar remoto. Está próxima. Não existe somente na outra margem do oceano Atlântico. Acontece também no lado de cá. E não apenas longe, na Bahia. Porque ao menos desde a década de 1930, as artes plásticas foram convocadas a colaborar no processo que tenta instituir a Bahia como o lugar da África no Brasil. Mas a África também está aqui. Não se pode esquecer a africanidade que mobiliza e fundamenta o trabalho de vários artistas atuantes no Rio de Janeiro há algum tempo – observa Conduru.
 
As peças estão à mostra no Salão Dom Pedro do Palácio Sesc Quitandinha. Além da visitação livre, o Sesc Quitandinha oferece visitas guiadas para escolas. Interessados podem agendar pelo telefone (24) 2291-4465.
 
SERVIÇO:

Exposição “África Aqui Agora” - Salão Dom Pedro

Palácio Sesc Quitandinha
Endereço: Av. Joaquim Rolla, 2 – Petrópolis (RJ)
Visitação: até 31/1/2016
Terças a sextas-feiras, das 10h às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h
Visita guiada para escolas: (24) 2291-4465
Grátis
Programação dos filmes em cartaz