Boa tarde!           Sexta 20/09/2019   17:52
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Museu Imperial abre Inscrições para o Seminário “D. Pedro II: História E Memória”
Museu Imperial abre Inscrições para o Seminário “D. Pedro II: História E Memória”

11/11/2015 - 17:54 - Para comemorar os 190 anos do nascimento de D. Pedro II, o Museu Imperial/Ibram/MinC promoverá, entre os dias 2 e 4 de dezembro, o seminário D. Pedro II: História e Memória, que contará com a presença de historiadores e especialistas ministrando palestras que visam difundir entre o público trabalhos em torno do pensamento e da memória do imperador. As inscrições estarão abertas entre os dias 9 e 20 de novembro e poderão ser feitas, gratuitamente, no site do Museu Imperial. Os inscritos com 75% de frequência receberão certificado com carga horária de 20 horas. No total, serão oferecidas 80 vagas. 

A abertura oficial será a sessão da Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas - CEPHAS - do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB -, no dia 2 de dezembro, às 15 horas, no Cineteatro do Museu Imperial.  Nos dias 3 e 4 serão ministradas palestras, pela manhã e à tarde, no mesmo local.

O seminário contemplará dois eixos temáticos: “História: d. Pedro II e o desenvolvimento das ciências no Brasil” e “Memória: a construção e a reabilitação da memória do imperador”. O objetivo é divulgar estudos pautados em novos recortes temáticos e novas abordagens historiográficas, que permitam a reflexão crítica sobre o Segundo Reinado e, especialmente, sobre a trajetória de d. Pedro II.

As inscrições devem ser feitas através do site www.museuimperial.gov.br e são abertas a pesquisadores, professores, estudantes e interessados em geral. Mais
informações através dos telefones (24) 2233-0327 e (24) 2233-0315. O seminário é de curadoria de Maria de Fátima Moraes Argon e Alessandra Fraguas.

SOBRE AS CURADORAS – Maria de Fátima Moraes Argon é graduada em História (1982) e Arquivologia (1986) e pós-graduada em História do Brasil (2009),
além de ser autora de diversos artigos, publicações e CDs sobre temas como a Família Imperial, História de Petrópolis, História da Fotografia e Arquivos Pessoais. É Pesquisadora do Museu Imperial/IBRAM/MinC, instituição onde trabalha desde 1980, tendo coordenado projetos como a organização de publicações técnicas, seminários e exposições, dentre eles o catálogo Família Imperial – Álbum de retratos (2002), que contou com o apoio do Programa ADAI (Espanha);  o seminário As muitas faces de Pedro (2005) comemorativo dos 180 anos de d. Pedro II; o seminário A princesa das Camélias (2006) comemorativo dos 160 anos da princesa Isabela e a exposição O Brasil Imperial nos ateliês franceses (co-curadoria, 2009). É Associada Titular do Instituto Histórico de Petrópolis e Sócia Correspondente da Academia Valenciana de Letras.

Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas é graduada em Licenciatura em História pela Universidade Católica de Petrópolis (2008) e em Bacharelado em Ciências
Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Possui experiência em pesquisa em acervo histórico e artístico. Participou de projetos relacionados ao acervo histórico do Museu Imperial, como a elaboração do dossiê que rendeu aos “Documentos relativos às viagens do Imperador d. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo” a nominação no Programa Memória do Mundo Internacional da UNESCO. Trabalhou no Museu Imperial como Técnica em Acervo do Projeto de Digitalização do Acervo do Museu Imperial - DAMI. É Associada Titular do Instituto Histórico de Petrópolis.

Confira abaixo a programação:

2 de dezembro de 2015 (quarta-feira)

15h - Conferência de Abertura
Sessão da Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas (CEPHAS) do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB)

D. Pedro II em Portugal (1871-1872): memória e história

Lucia Maria Paschoal Guimarães – Doutora em História Social (USP). Pós-doutorado na Cátedra Jaime Cortesão da FFLCH/USP e pesquisa sabática na Universidade Nova de Lisboa. Professora Titular de Teoria da História e Historiografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sócia Titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Diretora da Revista do IHGB.

3 de dezembro de 2015 (quinta-feira)

História: d. Pedro II e o desenvolvimento das ciências no Brasil

9h Recepção e credenciamento

9h50 Abertura

10h Palestra

D. Pedro II, cientista ou diletante:

Um debate historiográfico Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas – Bacharelado em Ciências Sociais (UFRJ) e Licenciatura em História (UCP). Associada Titular do Instituto Histórico de Petrópolis.

10h40 Debate

11h Intervalo

11h15 Palestra

D. Pedro II e as ciências no segundo império: o caso do Imperial Instituto Fluminense de Agricultura


Begonha Bediaga – Doutora em Ensino e História de Ciências da Terra (UNICAMP). Pesquisadora titular do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

12h Debate

Mediadora:

Patrícia Ferreira de Souza Lima - Doutora em História Social (UFRJ). Professora do ensino básico, técnico e tecnológico no Cefet UnED Petrópolis. Associada Titular do Instituto Histórico de Petrópolis.

12h30 Intervalo para almoço

14h30 Palestra

D. Pedro II: o colecionista de olhar multidisciplinar

Regina Maria Macedo Costa Dantas - Doutora em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ). Historiadora no Museu Nacional/UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia - HCTE/UFRJ.

15h10 Debate

15h30 Intervalo

15h45 Palestra

D. Pedro II e a modernização da Astronomia no Brasil

Rundsthen Vasques de Nader – Doutor em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ). Pesquisador em História das Ciências no Brasil com ênfase em História da Astronomia. Vice-diretor do Observatório do Valongo/UFRJ.

16h25 Debate

Mediador:

Begonha Bediaga

16h45 Café

4 de dezembro de 2015 (sexta-feira)

Memória: a construção e a reabilitação da memória de d. Pedro II

9h Palestra

Dom Pedro Segundo e a França da Terceira República: a construção de uma imagem (1871-1891)

Cláudio Antônio Santos Monteiro - Doutor em História Contemporânea (Université e Robert Schuman - Estrasburgo, França). Professor adjunto da Faculdade de Formação de Professores da Uerj.

9h40 Debate                                                                                       

10h Intervalo

10h30 Palestra

Memórias republicanas sobre d. Pedro II: a estátua e as festas do centenário na cidade de Petrópolis

Maria de Fátima Moraes Argon - Graduada em História (UCP) e Arquivologia (UNIRIO) e pós-graduada em História do Brasil (UCAM). Pesquisadora do Museu Imperial/Ibram/MinC. Associada Titular do Instituto Histórico de Petrópolis.

11h10 Debate

Mediador:

Oazinguito Ferreira da Silveira Filho - Mestre em Educação (UCP). Professor de História de escolas públicas e privadas no município de Petrópolis. Associado Titular do Instituto Histórico de Petrópolis.

12h– Intervalo para almoço

14h Palestra

Iconografia de d. Pedro II nas coleções do Museu Imperial

Mauricio Vicente Ferreira Junior - Diretor do Museu Imperial/Ibram/MinC. Master of Arts - Museum Studies  (State University of New York). Professor da UCP e da Universidade Estácio de Sá. Presidente do Comitê Brasileiro do Programa Memória do Mundo da UNESCO. Sócio do Instituto Histórico de Petrópolis e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

14h40 Debate

15h Intervalo

15h15 Palestra

Dom Pedro II e a Fotografia: O papel do imperador como primeiro fotógrafo de nacionalidade brasileira e primeiro colecionador de fotografia no Brasil

Pedro Afonso Karp Vasquez – Mestre em Ciência da Arte (UFF). Graduado em Cinema (Université de la Sorbonne-Paris, França). Escritor, tradutor, fotógrafo, curador e editor de conteúdo da Editora Rocco. Sócio Titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

16h Debate

Mediadora:

Claudia Maria Souza Costa – Licenciada em História (UCP) e pós-graduada em Cultura Contemporânea (Instituto Metodista Bennett). Pesquisadora do Museu Imperial/Ibram/MinC.

16h30 Palestra de Encerramento

D. Pedro II e a escultura no Brasil

Paulo Knauss de Mendonça – Diretor do Museu Histórico Nacional/Ibram/MinC.
Doutor em História (UFF), pós-doutorado (Universidade de Estrasburgo, França).
Professor do Departamento de História e do Laboratório de História Oral e Imagem da
UFF. Sócio Titular do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro e Sócio
Honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

17h30 Café

SERVIÇOS:

Inscrições online: 9 a 20 de novembro
 
www.museuimperial.gov.br
Número de vagas: 80 (oitenta)
Investimento: Gratuito
Carga horária: 20h
Local: Cineteatro do Museu Imperial – Petrópolis, RJ
Curadoria: Maria de Fátima Moraes Argon e Alessandra Fraguas
Contato: (24) 2233-0327; 2233-0315

Museu Imperial/Ibram/MinC:

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br

Programação dos filmes em cartaz