Bom dia!           Sexta 29/03/2024   08:57
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Prefeitos da Região Serrana se reúnem para Discutir Atrasos nos Repasses do Governo do Estado
Prefeitos da Região Serrana se reúnem para Discutir Atrasos nos Repasses do Governo do Estado
06/11/2015 - 20:31 - Os atrasos dos repasses por parte do governo do Estado para o custeio das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) foi o principal tema da reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana (Cis Serra), realizada nesta sexta-feira (6/11) na sede da Prefeitura. Prefeitos de dez municípios, além de dez secretários ou subsecretários de saúde, compareceram ao encontro e todos denunciaram as dificuldades financeiras em manter os serviços funcionando. Na próxima semana, os prefeitos irão participar de uma reunião com o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão para tratar do assunto.
 
“Houve uma quebra do pacto federativo e a situação financeira dos municípios está ficando insustentável. Petrópolis investe mais de 35% do orçamento em saúde e duvido que as prefeituras da região invistam menos do que isso. Enquanto isso Estado e União reduzem cada vez mais os seus investimentos nos municípios”, criticou o prefeito Rubens Bomtempo, lembrando que há seis meses o governo do Estado não repassa os recursos para o custeio das duas UPAS – Centro e Cascatinha. A dívida ultrapassa os R$ 4 milhões. “Todo mês a Prefeitura arca sozinha com a manutenção das unidades, colocando dinheiro na parte que é de responsabilidade do Estado”, frisou.
 
O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, também falou sobre as dificuldades e relatou que não tem “mais condições de manter a UPA funcionando”. “Eu enviei um ofício ao governador informando que, sem a regularização dos repasses nem tenho como manter a UPA funcionando. Informei que a partir de 31 de dezembro estou devolvendo a unidade ao Estado”, disse.
 
A mesma situação também foi abordada pelo prefeito de Carmo, César Ladeira, que pediu mais união dos municípios e uma ação mais enérgica em relação ao governo do Estado. “Todos os municípios estão sendo lesados e temos que tomar uma atitude”, ressaltou. O prefeito de São José do Vale do Rio Preto, José Augusto Gonçalves também denunciou a “apatia” dos deputados estaduais que representam a região. “Ninguém saiu em nossa ajuda. Nem mesmo o presidente da Alerj se pronunciou em nenhum momento a favor dos municípios”.
 
O prefeito de Bom Jardim e presidente do Cis Serra, Paulo Barros também pediu união entre os municípios da região e ações mais enérgicas contra o Estado. “Todos estão com pires na mão e a situação é cada vez mais difícil. Precisamos estar cada vez mais unidos e exercitar as ações do consórcio para conseguirmos êxito nas cobranças com o Estado e a União”, salientou. Paulo Barros se comprometeu a encaminhar ofício ao governo do Estado solicitando a audiência na próxima semana.
 
O prefeito Rubens Bomtempo lembrou o ofício enviado ao Ministério Público Estadual (MPE) informando as dificuldades financeiras em manter o funcionamento das UPAS. “Em setembro, enviamos o ofício e o MPE conseguiu na justiça bloquear recursos das contas do Estado. Porém, o governo entrou com recurso e conseguiu impedir que as contas fossem bloqueadas alegando desequilíbrio financeiro”, citou. Por mês, o Estado deveria enviar ao município R$ 400 mil para o custeio de cada UPA. Conforme as portarias ministeriais que criaram as UPAs, a gestão das unidades é tripartite, ou seja, são custeadas pela União, Estados e municípios.
 
Também participaram do encontro os prefeitos de Cordeiro, Leandro Monteiro; de Guapimirim, Marcos Aurélio Dias; de Macuco, Felix Lemgruber; e de Cantagalo, Saulo Domingues. Também participaram os secretários de Saúde de Petrópolis, André Pombo; de Bom Jardim Wellington Pires; de Carmo, Renata Ferreira; de Duas Barras, Rodrigo Araújo; de Guapimirim, Winderson Porto; de Macuco, Rodrigo Romito; de São José do Vale do Rio Preto, Alcides Lopes; de Sumidouro, Janete da Cunha; de Cantagalo Vânia Lúcia; a subsecretária de Saúde de Teresópolis, Milena Barcelos; o assistente da Secretaria de Estado de Saúde, Naim Rocha; o presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde), Marcus Curvello; e os vereadores Thiago Damaceno e Ronaldo Ramos.
Programação dos filmes em cartaz