Boa tarde!           Tera 23/04/2024   15:18
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Estudantes da Escola SESI fazem doação de dentes em projeto sobre saúde bucal
Estudantes da Escola SESI fazem doação de dentes em projeto sobre saúde bucal
Alunos também trocaram informações com outras crianças para descobrir por que os dentes caem
 
05/11/2015 - 11:09 - Fada do dente que nada. Os alunos da Escola SESI em Petrópolis acreditam mesmo que os dentes de leite podem servir para muitos outros fins além da troca por uma moedinha. Os estudantes da turma de Educação Infantil doaram mais de 80 dentes ao biobanco da Universidade de São Paulo (USP) com o objetivo de contribuir para pesquisas científicas. A ação faz parte do projeto desenvolvido com os pequenos sobre os cuidados com a saúde bucal.
 
O projeto foi iniciado a partir de uma pergunta que é um mistério para todas as crianças com 5 e 6 anos de idade: por que os dentes caem? Na busca por informações, os alunos tiveram contato direto com dentistas para saber qual a função de cada dente e quais cuidados devem ser tomados para manter a boca sempre limpa e saudável, longe das cáries.
 
“A queda dos dentes de leite é uma dúvida que atinge a todas as crianças nesta idade. Então, como forma de conhecimento e de incentivo a higiene bucal aprofundamos nossa pesquisa para apresentar para eles cada elemento da boca, suas funções e como se dá a troca dos dentes”, afirma a professora do SESI, Virginia Ferreira de Morais.
 
Com as regras básicas de escovação e a lição na ponta da língua, os estudantes partiram para a segunda parte do projeto: multiplicar os conhecimentos com os alunos do Centro de Educação Infantil A Sementeira, ligada a rede municipal de ensino, localizada no bairro Manoel Torres. Envolvidos entre dentes e bocas, os pequenos assistiram a uma apresentação e descobriram de forma lúdica todos os procedimentos para se manter um sorriso bonito - escovar os dentes três vezes ao dia e sempre após comer doces, usar o fio dental e o enxaguatório bucal.
 
“Ouvir informação de outra criança facilita a assimilação. Apesar delas já saberem que é preciso escovar os dentes diversas vezes ao dia, quando a informação chega por outra criança ela se torna mais real. E essa novidade ainda se espalha levando informações até as famílias”, garante a diretora do centro educacional, Simone Cordeiro.
 
Um modelo ampliado da arcada dentária foi utilizado para explicar as crianças os movimentos que devem ser praticados para a limpeza até nos dentes mais difíceis de serem alcançados. “É uma forma de passar a informação brincando. E eles assimilam a ideia de que tem que escovar em círculos ou como se estivesse varrendo os dentes e a língua”, conta Virginia. Os estudantes da Escola SESI ainda fizeram a doação de 100 escovas de dente e 60 cremes dentais ao CEI, recolhidos durante uma campanha que envolveu todo o colégio e um livro com toda a pesquisa realizada pelas crianças.
 
Especialistas garantem que a boca é a porta de entrada de dezenas de doenças e os cuidados com a higiene são fundamentais para este combate.
 
Segundo a chefe do setor de odontologia do SESI Petrópolis, Elisa Gomide de Oliveira, para que os adultos tenham dentes saudáveis os cuidados devem começar ainda na infância. "O incentivo para uma boa escovação e bons cuidados deve vir dos pais. Nos primeiros anos de vida, é importante sempre acompanhar, buscar as orientações de um profissional e ensinar o jeito correto de escovar os dentes, explicando os benefícios e as vantagens para que a criança já tenha em mente a importância disso", explica.
 
Mais informações:
 
Sistema FIRJAN
Representação da FIRJAN/CIRJ na Região Serrana
Programação dos filmes em cartaz