Boa noite!           Segunda 16/09/2019   19:22
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Petrópolis participa da 9a. Primavera dos Museus
Petrópolis participa da 9a. Primavera dos Museus
11/09/2015 - 13:47 - De 21 a 27 de setembro acontece a 9ª Primavera de Museus, com programação especial de exposições, visitas guiadas, palestras, exibição de filmes, entre outras atividades para a chegada da Primavera. Participam vários museus petropolitanos e centros culturais da cidade, pertencentes à Prefeitura de Petrópolis e administrados pela Fundação de Cultura e Turismo, entre eles o Museu Casa de Santos Dumont, Museu Casa do Colono, Centro de Cultura Raul de Leoni, Centro Cultural Estação Nogueira e Centro de Artes e Esportes Unificados Praça Corta Rio.

A Primavera dos Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) que acontece todo ano no início da estação homônima, e tem como objetivos promover, divulgar e valorizar os museus e centros culturais brasileiros, aumentar o público visitante, intensificar a relação dos museus com a sociedade e aumentar a visibilidade das instituições culturais pelo país.

A 9ª edição tem como tema Museus e Memórias Indígenas, escolhido em consonância com as políticas do Ministério da Cultura, pois a causa indígena é prioridade na atual gestão do Ministro Juca Ferreira. Para o Ibram, os museus são espaços importantes para guarda e transmissão das histórias e memórias destes povos.  A diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem em nosso país constitui-se como um dos maiores patrimônios existentes no território nacional.

Um total de 809 instituições participarão da Primavera dos Museus neste ano de 2015. São mais de 2.400 eventos e atividades educativas cadastradas, que serão realizados em 393 cidades brasileiras. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes são exemplos de ações programadas.  
Programação dos filmes em cartaz