Boa noite!           Quinta 25/04/2024   00:41
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Profissionais da Saúde passam por Curso de Educação em Diabetes
Profissionais da Saúde passam por Curso de Educação em Diabetes
25/08/2015 - 17:17 - Setenta profissionais da Saúde da Rede de Atenção Básica de Petrópolis e de cinco estados estão participando da 29ª edição do Curso de Qualificação para Profissionais de Saúde em Diabetes que faz parte do projeto Educando Educadores. O evento, promovido pela Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), em parceria com a Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, começou na última terça-feira (25/8) e segue sexta (28/8) na Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

“O objetivo é sensibilizar o profissional no processo educativo do paciente, visando o controle da doença e a melhora na qualidade de vida”, ressaltou a coordenadora do Programa HiperDia (Hipertensão e Diabetes) da Secretaria de Saúde, Adriana Papinuto. “A formação em educação é um dos pilares do cuidar. É essencial fazer com que o paciente compreenda a importância da participação ativa e do auto cuidado, visando sempre uma alimentação saudável, atividade física e a adesão ao tratamento medicamentoso”.

A coordenadora do projeto e integrante da ADJ e SBD, a psicóloga Graça Maria de Carvalho Câmara, fez a palestra de abertura e ressaltou a importância de capacitar e formar o profissional. “É preciso saber como lidar com o paciente, envolvê-lo e garantir assim a sua adesão ao programa”, disse. “As atividades durante o curso são bastante dinâmicas, com oficinas e discussões de casos bem como muita troca de experiências. Há também a proposta de promover a discussão, crescimento e conscientização de todos com relação aos direitos, acesso ao tratamento e políticas públicas voltadas ao diabetes e hipertensão”, explicou a coordenadora do projeto.

O curso se propõe a estimular os diferentes profissionais de saúde a desenvolverem posturas e ações educativas em diabetes no trato com pacientes, familiares e cuidadores em geral. A iniciativa também tem o apoio da Federação Internacional de Diabetes (IDF) – região da Central da América e Caribe (SACA) e da Rede Latino Americana de Educadores em Diabetes (RELAD). O projeto Educando Educadores já qualificou mais de 1.223 profissionais entre eles, 466 enfermeiros, 307 nutricionistas,149 médicos, 103 farmacêuticos, 67 psicólogos, 99 educadores físicos e profissionais de outras profissões, de diferentes setores de atenção ao diabetes.

Programação dos filmes em cartaz