Boa noite!           Quinta 17/10/2019   00:02
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Exposições > Exposição Cerâmica Contemporânea de Petrópolis no Espaço Cultural da InterTV
Exposição Cerâmica Contemporânea de Petrópolis no Espaço Cultural da InterTV
08/06/2015 - 11:39 - O grupo Arte Cerâmica em Petrópolis realiza nova exposição coletiva, agora no Espaço Cultural Inter TV, simpática sala de exposições criada pela empresa no belo casarão que ocupa no centro histórico da cidade.

Os artistas do grupo Arte Cerâmica exploram a miríade de possibilidades oferecidas pela argila, incorporam as sugestões criativas da matéria cerâmica e valorizam a intervenção do acaso nas obras autorais que apresentam na exposição. Assim se configura a cerâmica contemporânea, como o triunfo das manchas, das fissuras, dos contrastes, dos escorrimentos, da assimetria, do imprevisível, o que induz a múltiplas percepções da obra.

A mostra no Espaço Cultural Inter TV evidencia, ainda, o poder do “poteiro-escultor” em responder simultaneamente uma demanda de ordem funcional e de ordem estética: são potes, vasos, bules, garrafas e outros objetos familiares que se transformam em “poesia”, transcendendo o significado prosaico, usual e utilitário.

As formas orgânicas, os pigmentos naturais terrosos e os processos alternativos de queima empregados por artistas do grupo Arte Cerâmica reforça a característica da cerâmica artesanal moderna de reaproximação com a natureza e seus elementos básicos: a terra, a água, o ar e o fogo.

A exposição também celebra o Dia do Ceramista, comemorado em 28 de maio e instituído oficialmente no calendário da cidade pela Câmara Municipal de Petrópolis em 2014.

Ceramistas participantes:

• Arthur Bosísio • Áurea Meira
• Eliana Mac Dowell • Ivo Ferreira
• Jane Maia Weinberg • Jean Ruffier
• Lydia Sebastiany • Marcia Limmanii
• Maria Luiza Lacerda • Regina Duarte
• Rosane Teixeira • Sylvio Flores

Local: Espaço Cultural Inter TV - Rua da Imperatriz, 327 (ao lado do Centro de Cultura Raul de Leoni)
Período: De 29 de maio a 31 de julho de 2015
Horário: Das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira
Entrada gratuita

SOBRE O GRUPO:

O grupo Arte Cerâmica em Petrópolis integra ceramistas da região em torno de propostas de desenvolvimento e valorização da cerâmica de arte produzida em Petrópolis.

A ideia norteadora do grupo é retomar, de forma contemporânea, a tradição da cerâmica petropolitana, que já escreveu destacado capítulo da vida cultural da cidade em décadas passadas. Nesse período ocorreram para Petrópolis renomados artistas de várias partes do mundo e abriram-se dezenas de casas cerâmicas, resultando na formação de uma verdadeira escola brasileira de cerâmica artística e na promoção do desenvolvimento econômico-social do município.

Nessa perspectiva, as propostas do grupo Arte Cerâmica incluem também ações de largo alcance social e educacional, como a realização de oficinas abertas de cerâmica em comunidades carentes de Petrópolis, e trabalho de educação em arte cerâmica em escolas públicas.

Em ações concretas e bem sucedidas nesse sentido, o grupo já realizou oficinas de cerâmica na comunidade de Nogueira, em parceria com a organização De Grão em Grão, na comunidade do Contorno, em parceria com a ONG Cidade das Crianças e a Associação de Moradores, e na escola pública Leonardo Boff, nessa mesma comunidade.

Por iniciativa do grupo Arte Cerâmica, a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou em 2014 projeto de lei apresentado pela vereadora Gilda Beatriz, instituindo o dia 28 de maio como o Dia do Ceramista. Ainda que a efeméride seja comemorada nacionalmente, Petrópolis foi o primeiro município brasileiro a reconhecer oficialmente a importância do ofício de ceramista e a incorporar sua celebração na agenda oficial de comemorações.

Desde sua criação em 2012, o grupo Arte Cerâmica em Petrópolis tem realizado diversas mostras e apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos ceramistas participantes. Já em 2012, foi realizada a primeira exposição do grupo no espaço Cerâmica Contemporânea Brasileira, em Itaipava. Seguiram-se outras mostras e apresentações do grupo, revelando sempre peças inéditas focadas em proposta de inovação e experimentação.

Assim foi no espaço de exposição do Atelier Sol Luna, em Araras, na Galeria Venina, em Pedro do Rio, na Cerâmica Luiz Salvador, em Itaipava, e na Casa Barão de Mauá, no centro histórico de Petrópolis. Em 2015, além da exposição no Espaço Cultural InterTV, já está programada para outubro a realização de evento de amplo alcance educacional e cultural sobre cerâmica artística no Palácio de Cristal, com apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis.

O núcleo do grupo Arte Cerâmica em Petrópolis é constituído de 12 ceramistas que, em suas obras - utilitárias, decorativas e escultóricas -, exploram as inúmeras possibilidades artísticas que o trato com a argila proporciona, empregando diversas técnicas de modelagem, acabamento e queima. São peças únicas, nas quais o barro umedecido - maleável e plástico -, modelado com as mãos e transformado pelo fogo em matéria resistente, registra o ato criador e a sensibilidade estética do artista ceramista.

Programação dos filmes em cartaz