Boa noite!           Quarta 17/04/2024   22:39
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Defesa Civil mobiliza mais Agentes de Saúde e de Endemias em Campanha contra Queimadas
Defesa Civil mobiliza mais Agentes de Saúde e de Endemias em Campanha contra Queimadas
03/06/2015 - 19:02 - A campanha da Secretaria de Proteção e Defesa Civil contra a prática das queimadas em Petrópolis deu mais um passo nesta quarta-feira (3/6): mais uma turma de 40 agentes de saúde (ACS) e de endemias (ACE) assistiu a um curso sobre as consequências da queimada para a população e para o meio ambiente. Com base no que aprenderam, esses agentes irão difundir nas comunidades, no seu trabalho diário, a importância de não soltar balões e de não colocar fogo no mato ou no lixo – principais causas das queimadas, que deixam o solo mais instável, diminuem a qualidade do ar e podem até mudar o curso da água.

O curso foi ministrado pelo assessor de prevenção e de preparação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Ricardo Corrêa. Ele conversou com os agentes sobre práticas comuns da população que devem ser mudadas, como a de lavar carro diariamente e calçadas, que representam o desperdício de água. “Foi uma conversa produtiva com os agentes de saúde e de endemias, que entendem que temos que trabalhar junto com as comunidades para mudar a nossa cultura, para cada um fazer a sua parte neste período em que os maiores riscos climatológicos em Petrópolis são o de estiagem e de incêndios florestais. Como orientou o secretário Rafael Simão, contamos com os agentes de saúde e de endemias para mobilizar os moradores nessa campanha”, disse Ricardo Corrêa.

A agente de saúde Sônia Jardim, que atua em Araras, afirmou que o período de meio do ano é preocupante pelas queimadas. “Foi muito bom o curso. Realmente agora é uma época de estiagem e em Araras sofremos muitos com as queimadas. Nós vemos crianças que acham bonito colocar fogo no mato. Então esse curso é bom, porque são coisas que podemos estar passando para os moradores”, disse Sônia Jardim.

O agente de endemias Clóvis Medeiros, que atua na região do Retiro e do Quarteirão Brasileiro, acredita que conseguirá fazer um bom trabalho junto às comunidades com o que aprendeu no curso. “São pontos interessantes sobre como ajudar a comunidade a se prevenir de incêndios florestais, a não fazer queimadas. Nós somos muito bem recebidos pelas comunidades, conhecemos bem as pessoas, então acho que vamos passar bem essas orientações”, disse Clóvis.

CURSO MENSAL – Esse curso faz parte da capacitação mensal realizada pela Defesa Civil com os agentes de saúde e de endemias. São cerca de 300 agentes de saúde e de endemias que participam das ações de prevenção e de conscientização da Defesa Civil nas comunidades. Em fevereiro de 2014, o prefeito Rubens Bomtempo criou o abono de R$ 200 para esses agentes. Desde então, toda primeira quarta-feira do mês, uma turma de agentes de saúde e de endemias passa por uma capacitação pela Defesa Civil. Cada aula é sobre um tema: noções básicas de Defesa Civil, sistema de alerta e alarme, abrigos temporários, entre outros.

Programação dos filmes em cartaz