Boa noite!           Sábado 21/09/2019   02:33
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Casa de Claúdio de Souza homenageia os 150 Anos de Epitácio Pessoa
Casa de Claúdio de Souza homenageia os 150 Anos de Epitácio Pessoa
20/05/2015 - 18:11 - No dia 27 de maio, às 19 horas, a Casa de Cláudio de Souza realizará a palestra “Um Passeio pela História - Epitácio Pessoa 1865-1942” em homenagem aos 150 anos do nascimento do Presidente Epitácio Pessoa. O evento é gratuito e aberto ao público.

Na ocasião, o palestrante Luiz Veiga percorrerá a vida, a obra e a ligação do político com a cidade de Petrópolis. Veiga proporá ainda um passeio pela história do
Brasil, especialmente no período que abrange a transição entre a monarquia e a EPITÁCIO PESSOA – Epitácio da Silva Pessoa foi o único brasileiro a ocupar os mais altos postos nos três poderes da república. No Legislativo desempenhou a função de Senador da República, no Judiciário exerceu o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal e no Executivo Presidente da República.

Podemos dizer que Epitácio Pessoa foi um dos mais dedicados benfeitores da cidade de Petrópolis. Devemos a ele a construção do Palácio dos Correios, do quartel do Exército que abrigou o 1º. Batalhão dos Caçadores (hoje D.Pedro II) e ainda a inauguração da rodovia que liga Petrópolis a Teresópolis.

LUIZ CARLOS FARIA DA VEIGA – Nascido em 24 de março de 1941 no Rio de Janeiro, Luiz Carlos se formou em Química Industrial pela Universidade do Brasil, hoje UFRJ em 1966. Trabalhou por 32 anos nas empresas químicas do grupo EXXONMOBIL se aposentando em 1997, quando passou a dividir seu tempo entre consultorias ao grupo ESSO e trabalhos comunitários em Nogueira, onde fixou residência.

Entre os principais projetos de Luiz, encontram-se: o de despoluição do lago de Nogueira; desapropriação, projeto, restauração e tombamento da antiga estação ferroviária de Nogueira; iluminação pública e construção de ciclovia em torno do lago; construção de um toten de orientação turística; aquisição de mobiliário do Centro Cultural de Nogueira e Museu do Trem; apoio a todas as iniciativas do CCEN desde a sua criação em 2004 e reforma da Praça de Nogueira (concluída em abril de 2014).

Desde 2009 atua como voluntário do Centro Cultural da Estação de Nogueira-CCEN , organizando, captando peças, pesquisando e colaborando na manutenção do mesmo, conseguindo assim triplicar em dois anos o número de peças expostas.

Atualmente é membro da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária - AFPF, onde exerce a função de Coordenador de Comunicações da Regional de Petrópolis.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço, que é unidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

SERVIÇOS:

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722
E-mail: mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
 
Programação dos filmes em cartaz