Boa noite!           Quarta 24/02/2021   22:49
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Informações > Escola de Educação Financeira do Rioprevidência Abordará a Educação Financeira Para a 3ªIdade em Workshop na UnATI.Uerj
Escola de Educação Financeira do Rioprevidência Abordará a Educação Financeira Para a 3ªIdade em Workshop na UnATI.Uerj
Olá Amigos(as)

29/04/2015 - 13:59 - Você é organizado com os seus gastos? Você tem o controle de quanto ganha e quanto gasta? Seu dinheiro parece que não chega até o fim do mês? Já aconteceu de você querer comprar alguma coisa e estar sem dinheiro? A maioria das pessoas provavelmente dirá “Não” nas duas primeiras perguntas e “Sim” para as outras duas finais.
 
Nós não precisamos generalizar tanto, nem exagerar tanto, mas sabemos que muitas pessoas têm dificuldade em organizar a sua vida financeira e às vezes passam por algum “Apertinho” no fim do mês por não terem controle dos gastos, e não por ganhar pouco.

Mas essa não é uma situação irremediável. Ao contrário, é uma situação muitas vezes simples de ser resolvida, bastando que para isso a pessoa se organize e controle quando, como e em que será seus gastos.  
 
Sabendo que essas nuances afetando também as pessoas com mais de 60 a UnATI.Uerj convidou mais uma vez a Escola de Educação Financeira do Rioprevidência para realizar no dia 06/05/2015 - 14h - Auditório 91 – 9º Andar – Bloco F – Uerj Campus Maracanã o 2º Workshop - De  Educação Financeira Para a 3ªIdade – Uma Experiência Bem Sucedida do Riopreviência.
 
Vejam em detalhes o que será abordado.
 
Escola de Educação Financeira do Rioprevidência Abordará a Educação Financeira Para a 3ªIdade em Workshop na UnATI.Uerj.
Segundo a última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor – divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo o percentual de famílias com dívidas aumentou em março de 2015 ante o mês anterior, na comparação com o mesmo período de 2014.

Estas dívidas compreendem cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros que juntos alcançaram 59,6% em março de 2015, o que representa uma alta em relação aos 57,8% observados em fevereiro de 2015, mas uma queda em relação aos 61,0% de março de 2014. A pesquisa aponta ainda que um grande percentual de Idosos se endividam após firmarem o famoso Empréstimo Consignado, que são oferecidos sem nenhum critério e orientação prévia por qualquer Instituição Financeira.

Para tentar reverter este cenário, as pessoas já podem contar com uma nova ajuda – a da Educação Financeira. A Educação Financeira não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro. É muito mais que isso. É buscar uma melhor qualidade de vida financeira para hoje e para o futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais imprevistos.
 
E para traduzir tudo isso em exemplos práticos, a Direção Geral da UnATI.Uerj convidou mais uma vez o Gestor da Escola de Educação Financeira do Rioprevidência – Prof. Carlos Batalha para coordenar o 2º Workshop – De Educação Financeira Para a Terceira Idade – Uma Experiência Bem Sucedida do Rioprevidência que se realizará no dia 06/05/2015 - 14h - Auditório 91 – 9º Andar – Bloco F – Uerj Campus Maracanã, e que será composto por (03) Paineis sobre Planejamento Financeiro é Para Qualquer Idade; Violência Financeira Contra a Pessoa Idosa e Relações de Consumo e Direitos Básicos do Consumidor.
 
O Workshop tem como objetivo orientar e ajudar aos interessados em buscar um equilíbrio na sua vida financeira. “Não existe uma fórmula mágica, uma resposta correta, as respostas serão diferentes de acordo com o momento da vida de cada um. O mais importante é que a pessoa escolha a sua resposta de modo consciente, que conheça as implicações de sua decisão e tenha uma atitude equilibrada. Isto é Educação Financeira”. Pontua Carlos Batalha.
 
Os Painéis terão como Palestrantes convidados Júlio César Dahbar - Analista da Coordenação de Educação Financeira.Coe e da Comissão de Valores Mobiliários.Cvm; Patrícia Cardoso – Defensora Pública e Coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor.Nudecon e Solange Amaral – Presidente do Procon do Rio de Janeiro. Como o evento não necessita de inscrição prévia, é aberto a todos os interessados pelo tema proposto.
 
Marcos Teodoro
Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj      
 
Programação dos filmes em cartaz