Boa noite!           Quarta 27/10/2021   19:38
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > “Petrópolis em Serenata” Comemora 14 Anos em Abril
“Petrópolis em Serenata” Comemora 14 Anos em Abril
15/04/2015 - 15:34 - Há 14 anos começava nos bairros da cidade um projeto inédito, com seresteiros apaixonados por inesquecíveis canções que guardam no romantismo uma vivência significativa da cultura musical brasileira. O projeto Petrópolis em Serenata comemora neste mês de abril, toda essa caminhada que, ao longo de mais de uma década, mensalmente nos traz de volta o clima de lirismo com suas belas canções de outrora. A serenata será no distrito da Posse, a partir das 18h30, no dia 23 de abril e terá início na rua Princesa Isabel, nº 660. Em caso de chuva, o evento será realizado na Escola Myses Furtado Bravo.

O Petrópolis em Serenata é um projeto que nasceu entre os seresteiros e é promovido pela Prefeitura de Petrópolis por meio da Fundação de Cultura e Turismo. A cada mês o grupo escolhe um poeta ou compositor para homenagear em um bairro diferente da cidade. Nesta apresentação a homenagem vai para o saudoso Gilberto Alves Martins, que cantava canções como “Casa de Caboclo”, “Uma grande dor não se esquece”, “Algum dia ti direi”, “Eu sonhei que estavas tão linda” e por aí vai.

Nesta edição os seresteiros são Alberto Magalhães, Edson de Souza, Geralda Nascimento e Zilda Helena; os músicos são, Badeco no cavaquinho, Carlos Gil no violão de seis cordas e José de Araújo no violão de sete cordas; a madrinha é Zilda Helena; o padrinho é o Badeco; a madrinha de honra é Maria Estela Kubitschek Lopes; a poetisa é Neuza Cerqueira, sob a coordenação de José Lacerda com o apoio de Solange Azevedo.

Para Lacerda “retornar ao distrito da Posse neste mês em que comemoramos 14 anos de existência é um grande lenitivo. Lá seus moradores distribuem simpatia, respeito e hospitalidade. A serenata resgata a nossa verdadeira poesia musicada”-diz ele. Segundo o coordenador, o projeto também já esteve em outras cidades e contabiliza 386 serenatas realizadas, apresentando mais de 4.660 melodias do cancioneiro popular, resgatando e preservando a boa música brasileira.

Na agenda do Petrópolis em Serenata deste ano já estão previstas as apresentações: dia 28 de maio no bairro Quitandinha e no dia 25 de junho no Centro Cultural Estação Nogueira. Mas a programação continua ao longo do ano pela cidade inteira.

Projeto consolidado no calendário permanente da Fundação, o Petrópolis em Serenata leva aos moradores de Petrópolis a modinha, a valsa e o samba canção, entre outros gêneros dos fantásticos compositores brasileiros tão conhecidos. São canções que os mais velhos sabem de cor e os mais novos respeitam e aplaudem, encantados com sua melodia, letra e história. O clima de hospitalidade dos moradores petropolitanos permite que os violões quebrem o silêncio da noite, encantando a todos. Mais informações, Disque Turismo 0800 024 1516.
 
Programação dos filmes em cartaz