Bom dia!           Sábado 29/02/2020   10:00
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Evento de Responsabilidade Social oferece Orientação Gratuita para Donos de Animais Idosos dia 11/04
Evento de Responsabilidade Social oferece Orientação Gratuita para Donos de Animais Idosos dia 11/04
Feira de Adoção do Projeto Pró-Patinhas também é Atração

07/04/2015 - 09:36 - Um evento, com  orientação gratuita para tutores de animais idosos, demonstração de fisioterapia e acupuntura, brindes com kits de produtos, ração e vitaminas para a faixa etária, além de feira de adoção com cães e gatos do projeto Pró-Patinhas, será realizado no sábado, dia 11 de abril,  de 10 às 16h, na Rua Montecaseros, 414/422, na Clínica Veterinária Amigo Bicho, em Petrópolis.

“A ideia surgiu para esclarecer o público sobre essa fase, já que muitas vezes os animais idosos são negligenciados, até mesmo abandonados e os tutores não têm o conhecimento de que os bichinhos precisam de cuidados especiais”,   explica a médica veterinária Priscila Mesiano, enfatizando que a equipe de profissionais da clínica estará disponível durante todo o dia para ver como estão os “velhinhos” e indicar o que precisa ser feito daqui em diante.

Por conta da diferença entre as raças, pode haver variação na hora de estipular quando um cão ou gato é idoso. Entretanto, o animal ultrapassa a meia idade, em média, quando atinge os oito anos. As principais doenças que ocorrem neste período são problemas articulares, como artroses, bicos de papagaio, catarata, diabetes, tártaros, tumores, insuficiência renal, incontinência urinária e doenças cardíacas.

Com o decorrer dos anos, os recursos da medicina veterinária têm aumentado a expectativa de vida dos bichinhos de estimação. O uso de sessões de fisioterapia e acupuntura são exemplos de tratamentos que vêm contribuindo para este prolongamento. “A inserção de exercícios específicos e do uso das agulhas da técnica tradicional chinesa e tibetana com o animal idoso pode revigorar e aumentar a qualidade de vida do bichinho, assim como já acontece nos seres humanos”, garante a médica veterinária, fisioterapeuta e acupunturista Marimar Mayworm Beck, responsável pelas demonstrações do sábado.

“Estamos em um momento que a consciência sobre a relação com os animais está mudando para melhor. Apesar de sermos uma empresa, gostamos de contribuir para que as pessoas se informem, cuidem e protejam os seus bichinhos com uma visão mais ampla”, acredita Priscila, que convidou o Projeto Pró-Patinhas para participar da iniciativa privada de responsabilidade social. O grupo disponibilizará seis cães adultos e alguns gatos na data para aqueles que queiram descobrir os benefícios de se adotar um peludo.

Projeto Pró-Patinhas - Surgiu em 26 de março de 2013, em Petrópolis. As integrantes, que já atuavam há alguns anos na proteção animal, decidiram fundar um novo grupo, a fim de seguir com o trabalho de resgates, reabilitação de animais doentes e campanhas de adoção, mas incluindo ações educacionais como forma de inibir maus-tratos e diminuir o número de animais abandonados nas ruas da cidade.

“Nosso lema para melhorar, mesmo que a longo prazo, a situação crítica em que se encontram os animais de rua e de comunidades carentes em Petrópolis é educação e castração”, acredita a fundadora Veronica Mallah, que ressalta a necessidade de colaboração para a manutenção do projeto: “Existem várias formas de ajudar, como ser padrinho ou madrinha, dar lar temporário, doar ração, remédios, enfim, é só entrar em contato pelo projetopropatinhas@gmail.com”.

SERVIÇO:

Orientação gratuita animais idosos e feira de adoção Projeto Pró-Patinhas

Data: Sábado: 11/04
Horário: 10 às 16h
Local: Clínica Veterinária Amigo Bicho
Endereço: Rua Montecaseros, 414/422
Bairro: Centro
Cidade: Petrópolis
Programação dos filmes em cartaz