Boa noite!           Sbado 20/04/2024   04:06
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Bomtempo e FMP inauguram Novo Ambulatório do HAC
Bomtempo e FMP inauguram Novo Ambulatório do HAC
20/03/2015 - 17:43 - O prefeito Rubens Bomtempo inaugurou nesta sexta-feira (20/3) o novo ambulatório do Hospital Alcides Carneiro (HAC). O espaço, que recebeu o nome do médico angiologista Wilson Martelli - falecido em julho de 2014, aos 64 anos - foi totalmente reformado. Todos os 29 consultórios receberam melhorias, garantindo um atendimento mais digno e com mais conforto às equipes e pacientes. Também foram reformados os banheiros dos pacientes e dos funcionários, a sala do Disque Consulta e a área de arquivo. Além disso a unidade ganhou uma sala de reuniões para os vários grupos de pacientes atendidos na unidade. A obra foi realizada por meio de parceria da Prefeitura com a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), por meio da Fundação Octacílio Gualberto (FOG).

A área externa do ambulatório também ganhou novos ambientes, incluindo parquinho para as crianças. Também foi feito um trabalho de paisagismo, humanizando o espaço, e o redimensionamento das vagas de estacionamento, com nova pintura e sinalização. Um novo ponto de ônibus na entrada do hospital também foi construído, proporcionando mais conforto para os usuários da unidade.

“Este é um passo importante para a cidade e marca um novo momento do Hospital Alcides Carneiro. Esta reforma faz parte de um processo de reestruturação da unidade e foi feita em parceria com Faculdade de Medicina. Vemos claramente o empenho dos funcionários, a dedicação da diretoria, a participação das associações de moradores. Vejo que, hoje, todos são apaixonados pelo HAC. É essa paixão que vai transformar esse hospital”, ressaltou o prefeito.

Bomtempo também falou sobre a informatização da rede municipal de saúde. “Estamos colocando toda a agenda dos médicos do ambulatório na Central de Regulação. Em breve o paciente que for atendido no posto do Brejal vai conseguir marcar a consulta com o especialista aqui do ambulatório sem precisar sair do posto. É a construção de um novo modelo de gestão”, frisou.

Durante a solenidade, Bomtempo lembrou o período que atuou junto com o angiologista Wilson Martelli no ambulatório e entregou uma placa à esposa, Eloiza Martelli, e à filha do médico, Ana Carolina Martelli. “É uma justa homenagem a um homem que tratava com muito carinho os pacientes do ambulatório do HAC”, citou o prefeito. “Meu pai dedicou parte da vida a esta unidade. Estamos muito felizes com essa homenagem”, disse a Ana Carolina. Wilson Martelli, que também era cirurgião vascular, atuou durante 30 anos na unidade.

O secretário de Saúde André Pombo também falou sobre o trabalho do angiologista no ambulatório e ressaltou a parceria de sucesso com a FMP/FOG para a reforma na unidade. A supervisora da fundação, Maria Isabel de Sá Earp, ressaltou que o trabalho que vem sendo realizado em parceria com a Prefeitura está refletindo diretamente na qualidade do atendimento prestado à população. “Temos uma longa parceria com a Prefeitura. Nossos residentes atuam neste hospital, buscando contribuir para um atendimento cada vez melhor aos pacientes”, disse.

A reforma do ambulatório foi elogiada pelos médicos, funcionários e pacientes. “Em 14 anos que atuo na unidade, esta foi a intervenção mais importante realizada aqui”, frisou o otorrinolaringologista Alexandre Albuquerque. Para a auxiliar administrativa Anielle Ferreira Machado, o ambiente de trabalho está mais organizado. “Boa parte da população vem ser atendida aqui e ter um local de trabalho melhor vai beneficiar a todos”, comemorou. O aposentado e morador do Bairro da Glória, Osório Deolindo da Silva, de 75 anos, elogiou as intervenções na área externa. “As crianças ganharam um parquinho e agora temos um ponto de ônibus bem melhor. Gostei muito”, disse.

Número de atendimentos aumentou 31%

Inaugurado em 1977, o Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro (HAC) conta com consultórios e salas de atendimento, para as consultas de atenção básica (clínica médica, clínica cirúrgica, pré-natal, ginecologia e pediatria) e as consultas de atenção secundária (consultas especializadas). Em dois anos, a quantidade de atendimentos realizados no ambulatório da unidade aumentou 31%, passando de 35.888 em 2012 para mais de 51 mil no passado. Entre 2013 e 2014 foram mais de 90 mil consultas à população petropolitana.

Ao todo, 36 médicos especialistas compõem o quadro da unidade. O agendamento é feito por meio do Disque Consulta (0800 2824646), de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. As consultas marcadas são agendadas de acordo com a disponibilidade das vagas. Outra vantagem é que as consultas de pediatria também podem ser marcadas diretamente na unidade, facilitando a rotina das mães que também tiveram seus bebês no HAC.

Programação dos filmes em cartaz