Bom dia!           Tera 23/04/2024   10:49
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Prefeitura e FASE/FMP recebem os Novos Residentes da Rede Pública de Saúde
Prefeitura e FASE/FMP recebem os Novos Residentes da Rede Pública de Saúde
02/03/2015 - 18:36 - O prefeito Rubens Bomtempo e a direção da Faculdade Arthur Sá Earp Neto e da Faculdade de Medicina de Petrópolis (Fase/FMP) receberam nesta segunda-feira (2/3), durante evento de boas vindas, os 44 novos residentes dos cursos de medicina, medicina multiprofissional e enfermagem intensivista. Com uma carga horária de 60 horas semanais, os profissionais irão atuar no Hospital Alcides Carneiro (HAC) e nas unidades de saúde da rede municipal.

“A residência é um momento importante, onde se faz a escolha profissional. Graças a uma parceria da Secretaria de Saúde com a Fase/FMP, é também a oportunidade que terão de trabalhar para o povo, principalmente aquele que não tem plano de saúde e é assistido pela rede pública. Nossa união com a faculdade é baseada no interesse público, tendo como base um profissional comprometido e qualificado”, destacou o prefeito.

A diretora da Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, pediu empenho e dedicação dos residentes e ressaltou a parceria com a Prefeitura. “O poder público sempre tem apoiado as nossas iniciativas. Realmente acreditamos no sucesso dessa nova força de trabalho”. Para o secretário de Saúde, André Pombo, esses profissionais terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia do Sistema Único de Saúde (SUS). “Tê-los dentro das nossas unidades é uma chance de formar profissionais que vão entender a rede pública de saúde”.

O curso de residência médica existe há 15 anos na Faculdade de Medicina, formando profissionais para atuarem nas áreas de Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia,  Anestesiologia, Cirurgia Geral, Medicina de Família e Comunidade, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Endoscopia Digestiva, Medicina Intensivista e Neonatologia. Além disso, foram abertas vagas para a residência multiprofissional em saúde com especializações em enfermagem, nutrição e psicologia; e residência em enfermagem intensivista.

“O Sistema Único de Saúde tem como atribuição criar condições para formação de recursos humanos para o próprio SUS, sendo assim, a Faculdade de Medicina de Petrópolis apoia a realização das Residências Multiprofissionais nos hospitais públicos. O objetivo dessas atualizações é formar profissionais qualificados, que possam prestar seus serviços no atendimento à população”, ressaltou o coordenador dos cursos de Pós-Graduação e Pesquisa da FMP/Fase, João Miranda.

Programação dos filmes em cartaz