Boa noite!           Sexta 18/10/2019   23:47
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Exposições > Exposição Itinerante agora no Palácio Itaboraí - Memória da Aéropostale
Exposição Itinerante agora no Palácio Itaboraí - Memória da Aéropostale
09/01/2015 - 16:00 - Celebrar a memória dos grandes pioneiros da aviação mundial e divulgar no Brasil o  projeto de tombamento da rota da antiga Aéropostale pela Unesco, é um dos objetivos da exposição itinerante “Memória da Aéropostale”, no Palácio Itaboraí, instituição pertencente à Fundação Oswaldo Cruz. Aberta ao público até o dia 27 de fevereiro, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, com entrada franca, a mostra é uma realização da Associação Memória da Aéropostale no Brasil (AMAB) e do Raide Latécoère, com apoio da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo.

A exposição permite descobrir e revisitar a história de um dos mais belos capítulos da aviação mundial, vividos pela companhia francesa de correio aéreo do início do século XX  pioneira na travessia do Atlântico Sul. A Aéropostale foi criada por Pierre-Georges Latécoère em 1918, na cidade francesa de Toulouse. O grande feito foi conseguir que seus heróicos pilotos atravessassem as montanhas da França, o deserto do Saara e posteriormente as florestas e intempéries da América do Sul – além da travessia do Oceano Atlântico em 1930, a fim de fazer chegar as correspondências aos seus destinos.

Petrópolis está inserida no contexto, já que entre os pilotos da companhia estava o autor do best-seller mundial “O Pequeno Príncipe”, Antoine de Saint-Exupéry, que aqui vinha descansar na propriedade do amigo piloto Marcel Reine, em Itaipava. A idílica fazenda possuía uma casa que, em 1939, foi vendida à família de José Augusto Wanderley. Hoje ainda é um reduto da memória dos pilotos e de Saint-Exupéry.

A Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis apóia esta iniciativa de preservação da memória, e busca transformar a fazenda, em Itaipava, em atrativo turístico e cultural da cidade. “Desde quando soubemos da oportunidade de termos a exposição “Memória da Aeropostale” no Palácio Itaboraí, ficamos muito honrados pela oportunidade. Achamos muito interessante a temática e a possibilidade de levarmos ao público uma história tão importante e ainda tão pouco divulgada” – acentua Juliana Possas da Fiocruz. Ela acrescenta ainda: “por ter elementos relacionados ao Pequeno Príncipe, na figura de seu criador, nos trouxe curiosidade e pensamos logo em como os menores espectadores poderiam reagir. Para nós,é uma grande honra e nos sentimos felizes em termos esta parceria com a FCTP”.   

A mostra aberta ao público no Palácio Itaboraí, com classificação livre, é composta de fotos, textos e documentos dispostos em banners, através dos quais os visitantes terão a oportunidade de conhecer detalhes dessa história que une a França e o Brasil e está na gênese da história da própria Air France, companhia que se formou pela fusão de cinco outras empresas, entre as quais, a Aéropostale.

A exposição já passou com grande sucesso pelo Centro Cultural Peter Brian Medawar, no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava; pelo Centro de Cultura Raul de Leoni e pela Casa da Educação Visconde de Mauá (em homenagem ao Dia do Aviador) no Centro Histórico. Agora no Palácio Itaboraí/Fiocruz, o
endereço é Rua Visconde de Itaboraí, 188 - Valparaíso, (24) 2231-3137. Mais informações pelo Disque Turismo 0800 024 1516.
Programação dos filmes em cartaz