Boa tarde!           Quinta 25/04/2024   15:54
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Ações do Novembro Azul buscam promover a Prevenção e Erradicar o Preconceito
Ações do Novembro Azul buscam promover a Prevenção e Erradicar o Preconceito
07/11/2014 - 16:54 - Segundo dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), no país, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Ele é o sexto tipo no mundo e o mais observado em homens, representando 10% do total de cânceres. Cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos e alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se por outros órgãos e podendo levar à morte. Conforme informa o INCA, o aumento de incidência no Brasil se justifica pela evolução dos exames, pela melhoria da qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento de expectativa de vida.

Em Petrópolis, o vereador Silmar Fortes (PMDB), presidente da Comissão em Defesa da Saúde, criou a Lei Municipal 6979, que instituiu o “Mês Agosto Azul”. A Lei foi alterada e adequada ao calendário mundial, e as diversas atividades passaram a ser realizadas no mês de novembro, efetivando o “Novembro Azul”.

Na manhã de quinta-feira (06), Silmar Fortes reuniu-se com Rogério Cabral e Cristina Volker, representantes do Centro de Terapia Oncológica (CTO). No encontro foi discutida a programação que será desenvolvida durante o “Novembro Azul”, entre elas o Seminário sobre a Saúde do Homem, que será realizado no dia 24 de novembro, às 18h, no plenário da Câmara Municipal. Foram discutidas também as ações que serão efetuadas no calçadão do Cenip, nos dias 27 e 28 de novembro, quando haverá a distribuição de materiais informativos e adesivos, com o intuito de levar informação à população sobre a importância da realização dos exames preventivos.

Silmar Fortes, que mobilizou a distribuição de fitas azuis na Câmara Municipal, destacou a necessidade da campanha, no intuito de sensibilizar os homens para que compreendam a importância de cuidar da própria saúde. “Não temos no município um programa de saúde do homem implantado, por isso é de fundamental importância que as unidades básicas de saúde interajam com a população masculina, para que o homem saiba da necessidade das ações preventivas em relação ao câncer de próstata, e quem sabe no futuro, possamos deixar o preconceito de lado, perder a inibição e irmos às ruas, assim como ocorre no outubro rosa”, disse.

O vereador chamou a atenção para a necessidade de se estimular a vida ativa e saudável da população masculina na sua totalidade, lembrando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, desenvolvida pelo Ministério da Saúde. “Além do combate ao câncer de próstata, devemos promover atividades voltadas à saúde do homem de uma forma integral, combatendo outras doenças comuns como a diabetes e a hipertensão, evitando o sedentarismo com a prática de atividades físicas. A adoção de uma alimentação saudável e a erradicação de hábitos nocivos como o consumo do álcool e do fumo, também são fundamentais para diminuir a taxa de mortandade dos homens”, alertou Silmar.
Programação dos filmes em cartaz