Boa tarde!           Sexta 28/02/2020   14:18
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Aluna da Escola Municipal Odette Fonseca é Vencedora do Concurso Protetor Mirim
Aluna da Escola Municipal Odette Fonseca é Vencedora do Concurso Protetor Mirim
08/10/2014 - 20:11 - Aluna da Escola Municipal Odette Fonseca, Cássia de Oliveira, de 12 anos, foi a vencedora do Concurso Protetor Mirim, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Coordenadoria de Bem Estar Animal). Com a frase ilustrada “Nunca faça com os animais o que você não gostaria que fizesse com você”, ela conquistou os jurados, que selecionaram, dentre 980 trabalhos, o que mais se destacava na questão da guarda responsável. Cássia, assim como os autores dos trabalhos classificados no segundo e terceiro lugares, receberam, como prêmio, um tablet. Os 20 finalistas no concurso ganharam também ganharam uma viagem ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com sede em Teresópolis.
 
Cerca de 50 pessoas, entre pais, responsáveis e representantes das escolas participantes estiveram presentes no evento de premiação do concurso, hoje (8/10) à tarde, na Secretaria de Meio Ambiente. O projeto, desenvolvido com crianças do 6º ano de 15 escolas da rede municipal, tinha como principal objetivo despertar a atenção das crianças para o tema. A secretária chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, destacou a importância do trabalho de conscientização ambiental nas escolas. “Acreditamos que os estudantes são multiplicadores de diversas políticas públicas. O conhecimento adquirido na escola é propagado por eles muito aém dos muros do ambiente escolar. Eles divulgam essas ideias para a família, os vizinhos, os amigos. Entendemos que não é possível governar sozinho. Dessa forma, cada um fazendo a sua parte, todos podemos ajudar a nossa cidade.”, disse.
 
A vencedora Cássia de Oliveira de 12 anos conta que quer ser veterinária e cuida com muito carinho de seu animalzinho de estimação, um poodle de dois anos. “Trato dele como se fosse um bebê e até quando vou zangar com ele, zango com carinho. Fico muito angustiada quando vejo as pessoas maltratarem os animais e quero poder cuidar deles, como uma profissão”, destacou a menina, que estava acompanhada da mãe.
 
A orientadora da Escola Municipal Odette Fonseca lembrou que são vários os projetos ambientais que a instituição tem realizado junto à comunidade. “De forma geral, os alunos se envolveram no projeto, especialmente a turma da Cássia. Além dela, tivemos mais um aluno entre os vinte selecionados. Nossa escola, no Duques, está perto de uma área de reserva ambiental, com Mata Atlântica protegida, o que nos estimulou a inserir a questão da preservação ambiental e da sustentabilidade nas atividades escolares. Hoje, as crianças e a comunidade monitoram os locais de preservação”, destacou.
 
O projeto, além de preparar uma nova geração de protetores, serviu para que as crianças demonstrassem seu amor pelos animais.  A avó de Leonardo Oliveira, de 13 anos, quinto colocado no concurso, contou com orgulho sobre a paixão que seu neto tem pelos bichos de estimação. “Desde que a mãe faleceu, sou eu quem cuida do Leonardo e ele sempre adorou os animais. Acompanho-o em todas as suas conquistas e dou o maior apoio quando ele me diz que também quer ser veterinário”, se emocionou a aposentada Manoelina Saldanha.
 
Os prêmios dos três alunos vencedores foram adquiridos por meio de uma parceria da Prefeitura com a iniciativa privada. Academia Locatelli, Allen Informática e Rospauth Distribuidora  também foram parceiros do Concurso Protetor Mirim.
 
Programação dos filmes em cartaz