Boa noite!           Sexta 29/03/2024   04:19
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Café com Prosa evento comemorativo da semana da pessoa idosa
Café com Prosa evento comemorativo da semana da pessoa idosa
Café com Prosa 


Marcando mais um evento comemorativo pela semana do idoso - Café com Prosa aconteceu no Museu Imperial na sexta-feira dia 26 de Setembro de 2014 onde foram abordados os temas "Sexualidade na Terceira Idade", onde a palestrante foi a Dra. Adriana Afonso Coordenadora do Curso de Biomedicina da UCP, Biomédica e Pesquisadora e, AIDS e "Violência Contra a Pessoa Idosa", onde a palestrante foi Profa. Marilia Winter Hugues Leon, Fisioteraupeuta e coordenadora co Curso de Fisioterapia da UCP e "Esclarecimentos Previdenciários do INSS", palestrantes do PEP do INSS.


A Dra. Adriana Afonso Inicia sua palestra informando sobre todos os tipos de  doenças sexualmente transmissíveis, estatísticas e informações relevantes sobre prevenção e enfatizando que as pessoas na terceira idade continuam ativas. A sexualidade na terceira idade deve ser encarada de forma natural, pois o idoso não é assexuado. 


A Profa. Marília Leon abre sua palestra falando dos tipos de violência, psicológica, física, financeira entre outras. Enfatiza que na maioria dos casos a violência é praticada por pessoas por pessoas que o idoso confia e pode acontecer tanto em casa quanto em Instituições de longa permanência. Ressalta a importância da denúncia nos canais competentes e explica que as pessoas não devem se omitir ao ter a informação ou presenciar a violência contra um idoso. Explica que os principais canais para denúncia são o 127 - ouvidoria do Ministério Público, disque 100 da presidência da República e também o CREAS - Centro de Referência Especializado em Assistência Social.


As palestrantes do PEP do INSS passaram informações relevantes sobre como proceder para requer todos os  benefícios do Inss, assim como os canais de atendimento tanto na agência quanto na internet. Um dos assuntos enfatizados, é que as pessoas não precisam de intermediários para procurarem o INSS para requerer qualquer tipo de benefício. O atendimento é gratuito e não existe aquela velha máxima "eu tenho um conhecido dentro do Inss que vai agilizar o processo". Isso não existe e os segurados podem ir na agência que todos estão preparados para fazer o atendimento. Explica que algumas aposentadorias saem mais rápido e outras demoram um pouco mais. O motivo seria a documentação que segurados devem apresentar ao requerer o benefício. Alguns já chegam com tudo completo outros precisam retornar.

No contexto geral o evento foi muito ilustrativo e os presentes puderam desfrutar e compartilhar informações relevantes e importantes.


Na foto acima da esquerda para direita as conselheiras do CMDDPI: Gabriela Falconi, Renata Farias, Ana Paula Blezer e Marília Leon

.

Na foto acima da esquerda para direita as conselheiras e o conselheiro do CMDDPI: Gabriela Falconi, Renata Farias, Gabriel Weinem, Érika Rangel e  Ana Paula Blezer


Estiveram presentes ao eventos os conselheiros do cmddpi:Marilia Winter Hugues Leon -UCP - Universidade Católica de Petrópolis,  Ana Paula Blezer - Lar São João de Deus, Gabriel Weinem - Associação dos Aposentados e Pencionista do Inss, Renata - Conselho Regional de Psicologia, conselheira da AMBEP - Associação dos Mantenedores e Beneficiários da Petros, Gabriela Falconi - Hexanet Comunicação e Vice-presidente do CMDDPI e Erika Rangel, conselheira pela SETRAC - Secretaria de Trabalho, Assistência Social Social e Cidadania que neste ato representou a presidente do CMDDPI Fernanda Ferreira.

O evento foi realizado pelo CMDDPI - Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa em parceria com a SETRAC - Secretaria de Trabalho, Assistência Social Social e Cidadania e apoio do Museu Imperial, que gentilmente cedeu o espaço para a realização das palestras.

Agradecimentos à UCP - Universidade Católica de Petrópolis, que além participar ativamente do CMDDPI proporcionou esse importante debate.


fotos: Gabriela Falconi

Programação dos filmes em cartaz