Boa noite!           Segunda 22/07/2019   00:18
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > "Montando Versos" - Projeto de poesia criado por autora mirim transforma a vida de outras criançaS
"Montando Versos" - Projeto de poesia criado por autora mirim transforma a vida de outras criançaS
25/09/2014 - Oficinas gratuitas atendem à comunidade do Meio da Serra, em Petrópolis.
 
Um projeto de poesia idealizado por uma criança de 11 anos está transformando a vida de parte da comunidade do Meio da Serra, em Petrópolis. Julia Travassos escreve contos e poemas desde os 6 anos de idade. Chegou a lançar um livro, junto com a mãe, Verônica de Mello, em março deste ano: "De um ponto eu traço o conto". A experiência tem sido tão proveitosa, que ela decidiu compartilha-la com as amigas do bairro, que não tinham a oportunidade de desenvolver a arte.
 
- Eu estava ouvindo a minha mãe no telefone, ela falava sobre poemas com uma amiga. Foi quando tive a ideia de me reunir com minhas colegas aqui do bairro, para também fazermos poesia. Na mesma hora veio na minha cabeça o nome do grupo: Montando Versos. Pedi ajuda a minha mãe e começamos a nos reunir. - conta Julia Travassos.
 
A iniciativa tem como principal objetivo incentivar as crianças a escrever, ilustrar e declamar poesias e contos poéticos livres, com oficinas gratuitas. No início, os encontros ocorriam na casa da família da Júlia. Verônica de Mello, também escritora, passou a coordená-los promovendo leituras poéticas e explicando os conceitos de prosa, trova e poesia.
 
- As crianças começaram a desenvolver os textos e estimular a criatividade. Todas apresentaram melhoras na língua portuguesa e os resultados já foram sentidos pelos pais e professores na escola - explica Verônica de Mello. Mas, o espaço na casa ficou pequeno, o grupo cresceu. Atualmente 10 crianças integram o "Montando Versos" que se reune todas as sextas-feiras em uma sala de um shopping, cedido ao projeto beneficente, no Alto da Serra. Nos encontros, os poetas mirins desenvolvem textos com um mesmo tema. Versos são selecionadas de cada um deles. Nesse processo criativo, a coordenadora realiza combinações entre eles, e monta uma poesia ou conto poético em várias mãos.
 
- É muito recompensador ver que este trabalho tem ajudado essas crianças a desenvolverem seus talentos e contribuído para que possam aperfeiçoar suas habilidades de escrita e até mesmo de socialização. Minha filha e eu temos nos mantido firme no propósito de contribuir com nossa comunidade, mesmo não tendo ajuda nenhuma. - afirma Verônica de Mello.
 
Todas as sextas-feiras, à seis da tarde, o grupo parte do Meio da Serra de ônibus de linha, e segue para o Alto da Serra, onde acontecem as oficinas. Ao término das aulas, o retorno para o bairro é de taxi, para garantir maior segurança às crianças. De acordo com a coordenadora do projeto, Verônica de Mello, a intenção é lançar um livro, com os poemas criados pelas crianças, no próximo ano.
 
As oficinas são realizadas no Hiper Shopping ABC, auditório Doris Gelly no G1, toda sexta-feira, das 19h às 21h
Programação dos filmes em cartaz