Boa noite!           Sbado 20/04/2024   01:20
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Cartilha da Alimentação Infantil já está disponível no Site
Cartilha da Alimentação Infantil já está disponível no Site
01/08/2014 - 17:52 - A Cartilha de Alimentação Infantil, lançada em abril pela Prefeitura, já está disponível no site no município (www.petropolis.rj.gov.br). Com ilustrações e receitas caseiras, a cartilha foi elaborada pela Secretaria de Saúde com o objetivo de orientar os pais, familiares e cuidadores quanto às escolhas alimentares saudáveis e explicar as dúvidas mais comuns sobre a alimentação no dia a dia.

Dados do Programa Municipal da Criança revelam que 30% das crianças estão acima do peso. “Está provado que os primeiros mil dias de vida de uma criança são a fase mais importante para o desenvolvimento físico e mental e a alimentação é um dos principais fatores. Através dela podemos prevenir nas crianças as doenças dos adultos”, ressaltou a coordenadora do Programa da Criança, a pediatra Márcia Faria. “Houve uma redução da desnutrição infantil, mas, em contrapartida, o número de obesos vem aumentando”, alertou a coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição e do Sistema de Vigilância Nutricional, a nutricionista Carla de Souza Coelho.

A elaboração da cartilha faz parte do fortalecimento de uma política pública de prevenção que vêm sendo implantada pela Prefeitura. Envolve ações de intersetorialidade, unindo profissionais da saúde e equipes das escolas inseridas no Programa Saúde da Escola (PSE). Cerca de 13 mil alunos da rede municipal, divididos em 60 colégios e Centros de Educação Infantil participam do programa.

O objetivo do PSE é promover uma ação permanente de conscientização e de acompanhamento para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes das escolas públicas. Crianças de todas as idades serão atendidas. A intenção é reduzir os casos de anemia, desnutrição, obesidade e magreza, bem como problemas visuais. As ações serão desenvolvidas por enfermeiras, pelas Equipes de Saúde da Família (ESF) e por educadores.

Programação dos filmes em cartaz